Ouça a matéria:

Deputado Cabo Gilberto diz que é contra volta das coligações: “é um retrocesso”


O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) se posicionou totalmente contrário à volta das coligações partidárias para as eleições de deputados e vereadores. Em entrevista ao portal, nessa terça-feira (24), o parlamentar paraibano disse que a proposta é um retrocesso democrático.

O parlamentar foi eleito através do sistema de coligações partidárias, que ainda estava em vigor nas eleições de 2018, conquistando total de 23.273 votos, o que representa 1,13% do votos válidos. O resultado é abaixo do obtido pelo candidato Jutay Menezes que teve um total de 26.640 votos (1,30%) e não conseguiu ser eleito.

“Sou totalmente contrário. É um retrocesso para a democracia brasileira. Todos sabem como funcionam as coligações. Piora mais ainda, deixa o processo sem transparência para para a nação, ao voto que o eleitor deu, para a pessoa que foi eleita. Exemplo, um partido A se coliga com o partido B. Mas a população votou no candidato A e queria que ele vencesse, porém quem venceu foi o candidato B, totalmente ao contrário das ideias do voto”, afirmou.

O texto da proposta de Emenda à Constituição (PEC), foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (17) e será analisada pelo Senado. A formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais. O mecanismo favorece os chamados “partidos de aluguel”, que não têm ideologia específica e tendem a negociar apoios na base do “toma-lá-dá-cá”.

“O partido tem que mostrar sua cara, sua bandeira e sua identidade para conquistar o eleitor, para que ele saiba em quem está votando. Naquela coligação não teria democracia, não haveria a real disputa de ideias. Sou favorável para que o sistema fique do jeito que está. Quem vai ganhar é o povo. Vai diminuir as legendas de aluguéis. Quem vai ganhar é a democracia, com a votação democrática da população sabendo em quem vai votar e quem vai eleger”, disse.




Do Paraíbajá
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.