Ouça a matéria:

COVID-19: Saúde envia mais 4 milhões de doses a estados


Para ampliar ainda mais a campanha que já vacinou quase 70% da população brasileira acima de 18 anos com a primeira dose, o Ministério da Saúde distribui mais 4 milhões de vacinas Covid-19 para todo o país. Estados e Distrito Federal recebem os imunizantes até este sábado (14).

Nessa distribuição, são enviadas 2,4 milhões de doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 1,6 milhão da Pfizer/BioNTech. Essa é a quinta distribuição de vacinas feita pelo Ministério da Saúde desde a última terça-feira (3), totalizando mais de 21,6 milhões de doses enviadas para todo o país.

A campanha de vacinação segue em ritmo acelerado e a pasta alcançou mais de 197,2 milhões de doses distribuídas até agora. A primeira dose já chegou para mais de 111,9 milhões de brasileiros e a segunda, ou dose única. Para 48,1 milhões, ou seja, 30% do público-alvo de 160 milhões de pessoas acima de 18 anos está completamente imunizado.

A imunização traz reflexos positivos no cenário epidemiológico do país. Além da queda no número de casos e óbitos pela doença, todos os estados e Distrito Federal registraram taxa de ocupação de leitos Covid-19 abaixo de 80% na quarta-feira (11). É a primeira vez no ano que o Brasil atinge esse índice, o que reforça a importância da vacinação para acabar com o caráter pandêmico da Covid-19, prioridade número um do Ministério da Saúde.

Os detalhes sobre essa pauta e o quantitativo por estado estão no 36º Informe Técnico, disponível aqui.

Critérios de distribuição

O Ministério da Saúde segue o critério, pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos, considerando o percentual de pessoas ainda não vacinadas. O objetivo é que todos os estados terminem os esquemas de imunização ao mesmo tempo.

O processo de distribuição segue etapas rígidas, conduzidas no menor tempo possível, que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems). Após a liberação das doses para o envio, a logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e Distrito Federal em até 48 horas.





Da Redação
com maispb 
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.