Ouça a matéria:

Butantan libera 4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde


SÃO PAULO —
O Instituto Butantan liberou 4 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o laboratório chinês SinoVac, ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Os imunizantes serão distribuídos a todos os estados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com essa entrega, o número de vacinas entregues ao governo federal chega a 72,8 milhões. O governo de São Paulo espera enviar 100 milhões até 31 de agosto.

O estado deve começar a vacinar nesta quarta-feira, 18 de agosto, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiências, gestantes e puérperas, sob exigência de comprovação.

Segundo o governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Butantan, o estado concedeu autorização para alguns municípios, que já completaram a imunização dos adultos, começarem a vacinação desse grupo nesta segunda-feira.

Doria voltou a critiar o Ministério da Saúde pela mudança na regra de distribuição de vacinas e voltou a insistir que vai levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). Regiane de Paula, coordenadora estadual do PNI, afirmou que o governo federal "não pode mudar aos 45 do segundo tempo a metodologia que foi usada em mais de 60 entregas".

Questionado sobre a opção de algumas prefeituras do ABC Paulista de não flexibilizarem a quarentena nesta terça-feira, tal como planejado pelo governo do estado, Doria disse ver com "naturalidade" a decisão

— O Plano São Paulo estabeleceu que as prefeituras podem tomar decisões de manter a circunstância atual ou fortalecer as decisões limitativas, só não podem afrouxá-las. Portanto, está dentro da expectativa — declarou.

Diretor do Butantan, Dimas Covas disse que a análise técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alterar na bula da CoronaVac, permitindo a vacinação de pessoas com 13 a 17 anos, terminou na última sexta-feira. Ele afirmou que o documento deve ficar pronto nesta semana, o que pode "mudar o panorama da aplicação das vacinas nos próximos meses", segundo ele.





Da Redação
com O Globo
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.