Ouça a matéria:

Paraíba teve cerca de 380 novos casos de câncer de boca em 2020 e odontólogo alerta para sinais da doença

Foto: Divulgação

O câncer de boca atinge cerca de 15 mil brasileiros a cada ano. O problema pode se manifestar como uma lesão que não cicatriza e, em geral, o surgimento de dor ocorre já em estágios avançados. No mês de conscientização e combate à doença, o chamado Maio Vermelho, o cirurgião-dentista Paulo Bonan, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), aborda a importância de se conhecer mais sobre a doença e chama a atenção para a gravidade da patologia. 

Os principais indícios do surgimento do câncer de boca são feridas que não se cicatrizam com o tempo, sejam nódulos, úlceras (com borda elevada) ou verrugas que não param de crescer, placas brancas, manchas vermelhas, e até mesmo fendas ou buracos na cavidade oral.  

“Na maioria dos casos as lesões não apresentam dor e, quando apresentam, estão em estágio avançado. A doença geralmente afeta homens de meia idade, sendo língua e assoalho da boca os locais mais atingidos. Recentemente temos visto o aumento na prevalência de casos em mulheres e em pacientes mais jovens, possivelmente relacionado com alterações genéticas, doenças virais e imunossupressão”, explica o especialista. 

Na Paraíba, em 2020, foram estimados 380 novos casos, sendo 240 em pessoas do sexo masculino. Para João Pessoa, a estimativa foi de 90 novos diagnósticos. De acordo com Paulo Bonan, a doença está entre o quarto ou quinto tipo de câncer mais comum em homens e as taxas de mortalidade são bastante elevadas. 

O câncer de boca ainda é bastante letal devido ao diagnóstico tardio, o que leva a uma sobrevida média de cinco anos em 10% a 20% dos casos. No entanto, os casos iniciais apresentam sobrevida de 90%, ou seja, com a identificação da doença em estágio primário, são muito altas as chances de cura. 

Fumantes são grupo de risco

Segundo Paulo Bonan, a doença é multifatorial, entretanto está associada ao uso conjugado e crônico do tabaco e álcool. Deficiências nutricionais, imunossupressão, alterações genéticas e infecções virais também podem estar ligadas ao desenvolvimento das lesões. Em se tratando do câncer em lábio inferior, a radiação solar surge como um promotor fundamental.  

“Temos que orientar as pessoas para abandonar o tabagismo em todas as suas formas bem como interromper o uso inveterado de bebidas alcoólicas. Ter uma dieta adequada, rica em vegetais antioxidantes, e identificar lesões com potencial de malignização e lesões iniciais são aspectos importantes voltados para a prevenção”, explica o cirurgião-dentista.  

Diagnóstico precoce é fundamental para cura

O diagnóstico é feito por um cirurgião-dentista por ser, em geral, o primeiro profissional procurado por pessoas com queixas de lesões na cavidade oral. A partir da avaliação, o especialista identifica a lesão, mesmo sem sintomas, e a depender do caso indica a realização de biópsia e exame microscópico. 

Muitas vezes o paciente já apresenta metástases regionais no momento do diagnóstico, fator que mostra a gravidade da doença. Esse quadro, infelizmente não tem se alterado muito nos últimos anos. Temos trabalhado pela conscientização de profissionais quanto ao exame cauteloso da cavidade oral. 

Serviço

O ambulatório de Odontologia realiza o diagnóstico e o paciente é encaminhado para tratamento, a exemplo da cirurgia de cabeça e pescoço. Casos que necessitem de suporte radioterápico e quimioterápico são encaminhados para unidades de referência, como é o caso do Hospital Napoleão Laureano.

“O tratamento de escolha depende do estágio de avanço da doença, mas geralmente envolve cirurgia de remoção, radioterapia e em alguns casos, quimioterapia. Quanto mais avançada a lesão, mais complexo é o tratamento”, explicou Paulo Bonan. 

O cirurgião-dentista, que também é preceptor em residência vinculado ao Departamento de Clinica e Odontologia Social do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, explicou que para facilitar o diagnóstico de câncer bucal foi criado um aplicativo móvel chamado “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba”. O objetivo é promover teleconsultas com profissionais de odontologia da rede pública do Estado. O aplicativo funciona na plataforma Android, podendo ser baixado diretamente na loja (Google Play). Quem for usuário da Apple (para IOS) pode acessar este link.




Da Redação
com correio
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.