Ouça a matéria:

Na Paraíba, 81% dos pequenos negócios usam redes sociais para vender

Por causa das restrições de circulação de pessoas e isolamento social impostos pela pandemia de Covid-19, a presença digital dos pequenos negócios na Paraíba aumentou. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 81% dos donos de pequenos negócios utilizam as redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos no Estado.

A 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios” revelou que de cada 10 empresas brasileiras, sete já comercializam seus produtos e serviços pela internet. Além disso, os pequenos negócios do país que atuam no mundo virtual apresentaram uma queda de faturamento de, em média, 42%, conforme a pesquisa.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são as que mais têm atuado no comércio eletrônico. Entre as empreendedoras brasileiras, 72% declararam vender pela internet. Entre os homens, esse número cai para 64%. Desde maio do ano passado, a adesão dos pequenos negócios no comércio eletrônico vem sendo acompanhada pelo Sebrae, que viu a participação dessas empresas saltar quase dez pontos percentuais em um ano, passando de 59% para 67%.

Conforme os dados, quanto mais novo o empreendedor, mais digitalizada é a sua atuação. Entre os empreendedores com até 24 anos, 77% estão no mundo digital. Conforme a idade vai aumentando, esse índice se reduz gradativamente. Dos 25 até 35 anos, 76%; entre 36 e 45 anos, 70%; entre 46 e 55, 64%; entre 56 e 65, 61% e acima dos 65 anos, 52%. 

O gerente de relacionamento digital do Sebrae Paraíba, João Jardelino, afirmou que a entrada no comércio eletrônico pode ser uma saída inteligente para não apenas sobreviver à redução do volume de vendas, como também conquistar novos clientes. Para isso, ele destacou que é importante, principalmente para aqueles que já estão atuando no comércio eletrônico, aprofundar o conhecimento do mercado digital, entendendo o perfil desse consumidor e como ele se comporta. 

“Para aumentar as vendas através deste canal também é essencial organizar melhor a loja on-line, com layout e fotos de qualidade, além de aperfeiçoar as estratégias de marketing digital para impulsionar a visibilidade do negócio e dos produtos. Segundo pesquisas divulgadas, 56% dos consumidores brasileiros afirmaram que compraram no e-commerce pela primeira vez na pandemia e 94% pretendem continuar comprando nas lojas on-line que descobriram no período. Ou seja, mesmo em um cenário pós-pandemia, o comércio eletrônico é uma realidade”, enfatizou.




Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.