Ouça a matéria:

Lotes de vacinas da Astrazeneca vencidas em Alagoa Grande tinham datas de 29 de março e 14 de abril

Na Paraíba, o município de Alagoa Grande, no Agreste de paraibano, até o momento, foi o único a informar que aplicou vacinas da Astrazeneca (Fiocruz) fora do prazo de validade. Ao todo foram 72 doses aplicadas vencidas. Trata-se do lote 4120Z001 com 69 doses vencidas (no dia 29 de março) e 4120Z005 com 3 doses (no dia 14 de abril). Essas vacinas foram aplicadas no Hospital Municipal Ministro Osvaldo Trigueiro.

Na semana passada, a Folha de S.Paulo trouxe um levantamento de que 1.532 municípios brasileiros aplicaram vacinas vencidas da Astrazeneca. No Estado da Paraíba, o balanço, que cruzou dados com os do Ministério da Saúde, foi de que pelo menos 253 doses foram aplicadas fora do prazo de validade, em 48 municípios paraibanos. 

No entanto, apenas Alagoa Grande foi o único a confirmar a aplicação. As pessoas que receberam a dose vencida já foram convocadas para que possam tomar a vacina correta. Enquanto os demais municípios comunicaram que houve erro de digitação ao registrar no sistema do Ministério da Saúde. Em todo o país foram pouco mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade. Confira na tabela as datas de aplicação das vacinas vencidas na Paraíba.

De acordo com a reportagem, a Paraíba aparecia entre os estados que tinham vacinado com vacinas vencidas entre 251 e 800 doses. O município paraibano de Alagoa Grande liderava com 72 doses, seguido por Campina Grande com 23, Patos com 16 e Esperança com 15. Outros municípios aparecem com menos de 20 doses aplicadas.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, orientou que os municípios que tenham usado doses vencidas das vacinas contra a Covid-19 refaçam a vacinação. De acordo com ele, não há eficácia das aplicações que foram feitas, uma vez que, com o vencimento, o produto perde a eficácia. As pessoas que receberam as doses vencidas deverão ter a reaplicação 28 dias após a vacinação.

Municípios que informaram erro de digitação/registro no Ministério da Saúde:

- João Pessoa
- Campina Grande
- Sertãozinho
- Itabaiana 
- São José de Piranhas 
- Cajazeiras
- Mamanguape
- Itapororoca 
- Baraúna
- Cabedelo
- Queimadas 
- Esperança 
- Boa Vista 
- Taperoá 
- Remígio 
- Itaporanga 
- Nova Floresta
- São José dos Cordeiros 
- Triunfo
- Caldas Brandão 
- Santa Terezinha 
- Emas
- Mulungu 
- Massaranduba 





Da Redação
com Aline Martins
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.