Ouça a matéria:

Geraldo Medeiros diz que vacinas aplicadas fora do prazo de validade é ‘erro de registro’

O secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, afirmou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (5), que foi erro de digitação no Sistema Nacional de Imunização (SNI) o registro de 223 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz aplicadas fora do prazo de validade na Paraíba.

Porém, a cidade de Alagoa Grande confirmou a informação de que aplicou o imunizante de forma do prazo de válida. Geraldo afirmou que a orientação para o município é reaplicar o imunizante após 28 dias. “Nós temos o informe de 24 municípios de que não houve aplicação de vacinas vencidas, o que houve foi um erro de registro de digitação no SNI. Temos apenas 1 que confirmou, que é Alagoa Grande, e já foi orientado revacinar essas pessoas após 28 dias”, disse Geraldo.

Em todo o país, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que trouxe a denúncia, foram mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade.

Município admite erro
A Prefeitura de Alagoa Grande admitiu que o erro atingiu 72 pessoas da cidade. Em vídeo, o secretário de Saúde da cidade, André Fernandes, informou que a falha ocorreu entre março e abril na aplicação de segunda dose da vacina. O secretário contou que, assim que o erro foi identificado, foi comunicado à Secretaria de Saúde estadual.

”Foi nos dado a informação, na semana passada, de que deveríamos refazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira a refazer essas 72 doses e acreditamos que até o final da próxima semana, todas as 72 pessoas estarão vacinadas”, afirmou.

Confira a lista de cidades que confirmaram não ter aplicado o imunizante fora do prazo:

João Pessoa
Campina Grande
Sertãozinho
Itabaiana
São José de Piranhas
Cajazeiras
Mamanguape
Itapororoca
Baraúna
Cabedelo
Queimadas
Esperança
Boa Vista
Taperoá
Remígio
Itaporanga
Nova Floresta
São José dos Cordeiros
Triunfo
Caldas Brandão
Santa Terezinha
Emas
Mulungu
Massaranduba




Da Redação
com Portal Paraíba
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.