Ouça a matéria:

Beltrammi diz que doses vencidas não oferecem risco e que municípios da Paraíba foram alertados a conferir situação de vacinados

O secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, informou, nesta terça-feira (6), que os municípios da Paraíba foram alertados a conferir a situação de todos os vacinados com os lotes suspeitos, após a Folha apontar uso de doses vencidas, mesmo onde não houve uso de substância fora da validade. Além disso, ele disse que não há risco para os vacinados com doses vencidas porque os imunizantes não possuem substâncias tóxicas.

Alagoa Grande, único município onde o secretário municipal reconheceu ter usado produto vencido, iniciou a revacinação dos 72 imunizados com doses vencidas. Eles estão sendo acompanhados pelas Secretarias estadual e municipal de Saúde. Nos demais municípios, as prefeituras pontuaram que houve erro de registro das doses e não houve uso de imunizante fora do prazo de validade.

Mas Daniel Beltrammi destacou que todos os municípios que tiveram doses apontadas como vencidas foram alertados a revisar a situação e avaliar as pessoas imunizadas. "Até então não tínhamos recebido notificações dessa natureza. Após a matéria da Folha, todos os municípios receberam o alerta para transformar esses dados em acompanhamento de pessoas."

Ainda segundo o secretário executivo do Estado, é "importante lembrar como o processo de vacinação no Brasil é seguro: a vacinação com lote vencido, ao se descobrir isso, a autoridade sanitária municipal é obrigada a notificar o caso."




Da Redação
com Lucas Isídio
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.