Ouça a matéria:

Em abril: volume de vendas na Paraíba tem 4ª maior alta do Nordeste

Na Paraíba, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 4,6% em abril, frente a março, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (8). Essa foi a 4ª maior alta do Nordeste e ficou acima da média do Brasil (1,8%). Na região, a variação só foi menor que as observadas na Bahia (10,4%), em Pernambuco (8,2%) e no Ceará (6,9%).

Nessa mesma comparação, a receita nominal do setor paraibano teve um crescimento de 2,8%, também maior que o constatado na média do país (1,4%) e ocupando a 4ª posição entre os estados nordestinos, atrás apenas dos verificados na Bahia (7,9%), em Pernambuco (6,3%) e no Ceará (4,7%).

Por outro lado, na variação acumulada de 12 meses, a pesquisa aponta que a Paraíba registrou variação de 2,5% no volume e de 9,2% na receita, abaixo dos índices brasileiros, de 3,6% e 10,6%, respectivamente.

Já diante dos resultados de abril de 2020, o volume teve um aumento de 20,3% e a receita de 31,7%. No cenário nacional, esses indicadores foram de 23,8% e 36,1%, respectivamente. No entanto, segundo o gerente da pesquisa, essas altas são explicadas pela base de comparação baixa, uma vez que no mesmo mês do último ano foram registrados grandes tombos na série histórica da PMC.

Varejo ampliado

Frente a março, o comércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – registrou variação de 6,7% no volume de vendas e de 4% na receita nominal. Na média do país, a alta foi um pouco menor, de 3,8%, em ambos os indicadores. No acumulado de 12 meses, o volume estadual cresceu 11,7% e a receita 5%. Na média do país, esses resultados foram de 3,5% e 10,8%, respectivamente.

 

Da Redação com IBGE
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.