Ouça a matéria:

#Yadinho: Yayah, streamer e judoca, sonha com Olimpíadas 2024

Parecia haver apenas um tópico sendo discutido nas redes sociais nesta sexta-feira: #Yadinho. O beijo ao vivo entre Yayah e Lindinho, dois streamers (jogadores que transmitem jogos ao vivo na internet e interagem com os espectadores), transcendeu o mundo dos esportes eletrônicos e rendeu comentários até de nomes como Neymar, Kaká e perfis dos principais clubes de futebol do planeta.

Yayah, apelido nas redes da brasileira Ingrid Larissa, faz sucesso nas transmissões no Twitch, mas seu interesse não fica apenas nos e-sports. Morando atualmente no Paraguai, a menina de 22 anos pratica judô desde os 3 e divide sua vida entre o trabalho como streamer e os treinos no tatame, sonhando com as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Filha de senseis

O judô corre nas veias de Ingrid. Filha de dois faixas pretas 4º dan, Anderson e Reginalda, e irmã de outros dois judocas, Ianca e Anderson Jr., a streamer começou a ter aulas da arte marcial muito pequena, e aos 5 anos já participava de competições.

- Meus pais são senseis de judô, os dois são faixa preta, e eu conheci o esporte por eles. Comecei a fazer judô com 3 anos e a competir com 5. O judô sempre esteve presente na minha vida, chegava da escola e ia para o judô. Minha vida era basicamente escola e judô, até na adolescência era assim, até que me mudei para o Paraguai e precisei parar, porque não tinha onde treinar aqui - disse Ingrid em entrevista ao Globo Esporte.

Com 13 anos, Ingrid conquistou o seu primeiro título de expressão: campeã brasileira regional no sub-13. Mais velha, os bons resultados continuaram, com bronzes novamente no regional e também nos Jogos Escolares da Juventude. Entre as adultas, Yayah conquistou o título do Distrito Federal em 2017 no peso superligeiro, até 44kg.

Nova casa, novo sonho

Ingrid não compete há quase dois anos, após se mudar junto com a família do Distrito Federal para o Paraguai. Ela chegou a ficar um tempo sem praticar o judô, mas agora retornou ao esporte e treina com a seleção paraguaia, no Comitê Olímpico do país.


Yayah está em processo de obter a cidadania paraguaia para defender o país em competições. O sonho da judoca é justamente disputar as Olimpíadas de Paris, na França, em 2024 com as cores do Paraguai. Yayah é treinada por outro brasileiro, o capixaba Gabriel Vicentini, que foi técnico do brasileiro naturalizado libanês Nacif Elias nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

- Ela tem judô. É muito boa e muito dedicada. O trabalho dela de streamer não atrapalha nos treinos no tatame. Temos que fazer um trabalho para ganhar massa muscular porque ela é muito leve. Mas ela tem um futuro promissor pela frente - disse Vicentini.

Judô x Lives: qual o grande amor?

Ingrid Larissa divide a sua vida entre as duas paixões. Pela manhã ela treina com a seleção paraguaia de judô e à noite senta em frente ao computador para transmitir suas partidas em jogos eletrônicos, na maioria das vezes o Counter Striker - ou CS. Mas qual é o seu grande amor?

- (A minha grande paixão) é o judô com certeza, mas as lives também. Muito difícil separar os dois assim, qual o melhor. Querendo ou não as lives são o meu emprego, toda minha renda tiro de lá e o judô é a minha paixão desde criança, foi a primeira coisa que aprendi a amar - contou.

Beijo que rodou o mundo (confira no vídeo abaixo)


Lindinho, streamer que ficou conhecido após participações nas transmissões de Alexandre "Gaules", e Ingrid dominaram as redes sociais depois de trocarem um selinho durante uma live. A reação transcendeu o mundo dos e-sports, rendendo comentários de Neymar, Kaká e tweets dos principais times do planeta.

- A gente nunca na vida achou que ia ter tanta gente assim... Neymar, Kaká, muita gente. O que nos deixou mais feliz foi pegar isso, essa visibilidade, e colocar no projeto do Lindinho para crianças com autismo. Eu já ajudei, nossos amigos já ajudaram, nosso público já ajudou e agora a gente já arrecadou mais de R$ 200 mil. Ficamos muito felizes com isso - disse Yayah.

Com campanha apoiada por Gaules, um dos streamers mais famosos do mundo, e a sua "tribo", mais de R$ 300 mil reais foram arrecadados para o projeto de Lindinho que visa ajudar crianças com autismo.




Da Redação
com Globo Esporte
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.