Ouça a matéria:

102 mil paraibanos ainda não declararam IRPF; delegado reforça importância de cumprir prazo

O delegado da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Sobral, em entrevista ao Portal Paraíba.com.br, afirmou nesta sexta-feira (21) que 226.600 mil paraibanos entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021. O número representa aproximadamente 70% do total de 329 mil previstas pelo órgão até o dia 31 de maio, prazo final para entrega dos documentos.

Inicialmente, o prazo estava previsto para encerrar no dia 30 de abril, mas, devido à pandemia da Covid-19, a Receita Federal mudou a data. Aqueles que perderem o prazo terão de pagar uma multa que pode variar de R$ 165,74 à 20% do imposto devido. Hamilton Sobral ressaltou a importância da entrega das 102.400 mil declarações que ainda faltam em tempo hábil, mesmo que aja a ausência de documentação ou alguma outra informação adicional que podem posteriormente ser retificadas.

“Não deixe de entregar a sua declaração, até porque ao não entregar, primeiro haverá penalidade por falta ou atraso na entrega. A segunda seria se eventualmente você tivesse algum imposto a pagar, teria o acrescimento de multa e juros, o que é normal para qualquer conta que a gente pague com atraso. Mas o importante é frisar que, se você não entrega no prazo haverá uma penalidade especifica por atraso na entrega. Então não deixe de entregar mesmo faltando algum documento ou informação. Entregou, conseguiu resgatar, então vai lá depois e retifica a informação, corrige e tudo correto, sem problema algum”, pontuou.

Durante a entrevista, ele frisou ainda a oportunidade que o contribuinte tem de gerar através do seu imposto uma ação solidária. “É importante frisar também a mensagem, que é muito importante nesse tempo de pandemia, da oportunidade que o contribuinte tem de destinar parte do seu imposto para o estatuto da criança e do adolescente e fundo dos idosos. Este é o momento, com princípio de cidadania e caridade, onde o contribuinte pode destinar parte do seu imposto. É importante deixar ainda mais claro que não é doar, é destinar. Não é pagar algo a mais ou a menos do que o devido direto na declaração”, pontuou o delegado da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Sobral.



Da Redação
com Edney Oliveira/Portal Paraíba
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.