Ouça a matéria:

Mari: secretaria de saúde segue vacinando população contra Influenza; confira calendário!

A Secretaria Municipal de Saúde de Mari, sob a responsabilidade da Secretária Emanuelle Chaves, segue ativamente dentro da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Conforme os dados apurados, em apenas 17 dias, cerca de 729 pessoas já foram vacinadas.  

De acordo com as diretrizes da campanha de vacinação, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, dentre outros.

Conforme o cronograma de vacinação, os grupos prioritários são distribuídos em três etapas. Os municípios têm autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região.

O calendário da campanha foi dividido em três etapas:
  • 1ª etapa – de 12/04 a 10/05: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
  • 2ª etapa – de 11/05 a 08/06: idosos e professores;
  • 3ª etapa – de 09/06 a 09/07: demais grupos.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas Influenza e Covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.


Da Redação
com Ascom/Saúde de Mari-PB
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.