Ouça a matéria:

João Azevêdo lança programa para alfabetizar 100% das crianças paraibanas

Com meta ousada, o governador João Azevêdo (Cidadania), lançou, nesta segunda-feira (12), o programa Integra Educação PB, que prevê colaboração em educação do Estado com municípios. Ele assinou o projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O programa tem como o objetivo alfabetizar 100% das crianças paraibanas na idade certa, corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino. Segundo o projeto, a Paraíba terá uma escola em tempo integral em cada município ainda em 2021.

“Passa pela implantação de escola de tempo integral nos municípios. Essa é uma meta que deve ser buscada para cada município. A Paraíba em termos de ensino estadual será em 2021 o Estado em maior número percentual em escolas em tempo integral. Em todos os municípios teremos ao menos uma escola em tempo integral”, disse.

De acordo com o Governo do Estado, serão beneficiados aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos com o objetivo de melhorar os indicadores da educação básica.

De acordo com João, com isso, a Paraíba vai antecipar em três anos a previsão do Plano Nacional de Educação (PNE).

“O ensino infantil, básico e fundamental é, em grande maioria, responsabilidade dos municípios, mas precisamos fazer com que todos os níveis de governo estejam em um único patamar, e que ele seja o mais alto possível, com a melhoria do ensino, do trabalho e da capacidade de todo o corpo de professores que temos em todas as redes”, destacou.

Segundo revelou o secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, ra estratégia de ação do Governo para atingir as metas do programa.

Serão utilizadas sequências didáticas com foco na alfabetização. Também será implantada avaliação em larga escala para os municípios paraibanos. Para os professores, será feita a formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil.

O estado lançará um sistema de gestão de dados escolares, uma caderneta online. Será oferecida também consultoria para implantação de escolas em tempo integral, nos moldes da Escola Cidadã Integral.



Da Redação
com pbagora
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.