Ouça a matéria:

Bom para os estudantes: projeto suspende pagamento de parcelas do FIES por mais 180 dias

Projeto de lei apresentado pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) prevê a suspensão do pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo prazo de 180 dias (PL 1133/2021). O objetivo é manter os jovens matriculados nas faculdades e universidades, mesmo com as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus.

Objetivo do Projeto:

O OBJETIVO É MANTER JOVENS NAS FACULDADES APESAR DAS DIFICULDADES FINANCEIRAS PROVOCADAS PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

O pagamento de dívidas dos jovens beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, já havia sido adiado no ano passado, mas com duração apenas até o fim do decreto de calamidade pública, que vigorou até 31 de dezembro. A ideia agora é prorrogar essa suspensão por mais seis meses, até julho de 2021, já que a pandemia da covid-19 ainda não acabou e a crise econômica continua atingindo as famílias brasileiras, com a diminuição da renda e o aumento do desemprego. O autor do projeto, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, acredita que a proteção da educação formal é uma forma de garantir a qualificação profissional dos cidadãos e promover o desenvolvimento do país.

É preciso manter os alunos matriculados nas universidades e garantir as oportunidades profissionais. Afinal, não há saída para o país sem educação. Hoje, cerca de 3 milhões de estudantes brasileiros dependem do fies para estudarem um curso superior.

A proposta deve ser analisada em breve pelo Senado.



Do SEM CENSURA PB
Com Senado Federal


Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.