Ouça a matéria:

Secretário esclarece que alunos da rede pública da Paraíba poderão concluir ano letivo com aulas remotas e fazer provas do Enem

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, esclareceu que alunos da rede pública estadual da Paraíba poderão concluir o ano letivo com aulas remotas e não perderão a chance de fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (29), ele declarou que maioria dos estudantes têm acesso a tecnologias para assistir às aulas e que as 800 horas obrigatórias serão cumpridas.

"Não vai ter prejuízo para o final do ano letivo. As 800 horas (obrigatórias para conclusão do ensino fundamental e médio) têm sido contabilizadas com ensino remoto", explicou o secretário sobre a conclusão do atual ano letivo.

Cláudio Furtado disse que os alunos acessam as aulas remotas, ao vivo e gravadas, e têm o suporta da TV Paraíba Educa. "87% tem acesso às atividade remotas, segundo mostram dados do IBGE. E aqueles que não conseguem chegar (a acompanhar na internet), entregamos conteúdo em papel e em PDF."

O secretário argumentou também que, mesmo que a finalização do ano letivo fosse adiada, as instituições de ensino superior têm alterado seus calendários para começar o primeiro período letivo de 2021 mais para frente, por causa da pandemia do novo coronavírus. "Os semestres, na maioria delas, está defasado. O semestre foi 'empurrado'."

O inquérito sorológico para avaliação de retorno das aulas presenciais na rede de ensino estadual na Paraíba começará no dia 10 de outubro e pode ser concluído apenas em dezembro. Serão avaliados alunos de 6 a 17 anos, de 80 municípios paraibanos. O inquérito sorológico vai avaliar o número de infectados e o contato desses estudantes com pessoas de grupo de risco.

O estudo quer saber a proporção do risco de transmissão do novo coronavírus entre esse grupo de alunos e seus contatos e como isso pode causar aumento no número de infectados. Se a pesquisa demonstrar que o risco é baixo, o Estado da Paraíba poderá pensar em um retorno de aulas presenciais mais próximo. Do contrário, as aulas presenciais devem ter retomada adiada, certamente para 2021.



Da Redação
com clickpb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.