Ouça a matéria:

Mari - Vídeo: Dr. Iran revela perseguição e choca com relatos sobre alimentação precária e descaso com serviços e profissionais de saúde

Doutor Iran Pessoa (foto) revelou o que seria uma
lamentável realidade atual da área de Saúde em Mari/PB
Na última sexta-feira (28), o médico Iran Pessoa foi entrevistado no Programa Sem Censura pelos apresentadores Marquinhos Silva e Silvano Silva.

Numa entrevista que rendeu quase 300 pessoas simultâneas e mais de 10 mil pessoas alcançadas, o médico chocou o público ao revelar os motivos de seu pedido de demissão do quadro de médicos de Mari, expondo situação de perseguição com tratamento hostil por agentes da gestão municipal, além de relatos chocantes sobre quebra de privacidade, alimentação precária e reutilização de EPI’s, colocando em risco profissionais e pacientes. A entrevista mostrou uma realidade até antes não conhecida da saúde de Mari.

Relatando ter tido uma postura de cobrar melhorias nas condições mínimas de trabalho, independentemente de gestão, o médico falou de sua saída: “Infelizmente, pedi demissão por não compactuar com a hostilidade que vinha sendo feita à minha pessoa. Não quero especificar nomes e nem quero especificar lado A, B ou C. A população deve saber quem foi esses agentes... tive vários choques reivindicando condições de trabalho, principalmente, nesse período de pandemia... aguentei muita pressão e hostilidade...” – disse o médico, lamentando a forma como foi tratado e as situações de descaso que presenciou.

Fazendo seu relato em tom de desabafo, doutor Iran apontou descaso da gestão para com a equipe de saúde, afirmando que chegou a ter que reutilizar EPI’s (equipamentos de proteção individuais) que, até então, deveriam ser descartados, expondo a um sério risco os profissionais, o que poderia ter relação com o alto número de profissionais de saúde infectados com a Covid-19 em Mari.

O médico também relatou que a mesma equipe, acumulava a responsabilidade de prestar atendimento tanto aos casos de Covid-19 quanto aos casos clínicos (outras situações de saúde), colocando em risco, também, os pacientes. “Nossa equipe trabalhava por dois e recebia por um. (...) e eu não entendi o porque de tanta economia onde não caberia.” – disse.

Dentre seus relatos que, ainda traziam a cobrança de reconhecimento aos profissionais de saúde de Mari que não receberam qualquer tipo de gratificação ou aumento salarial por estarem na linha de frente se arriscando no combate ao coronavírus (covid-19), doutor Iran chocou os telespectadores do SEM CENSURA ao revelar que chegou a ter um armário particular arrombado no local de trabalho, que o lanche disponibilizado pelo município era pão com margarina e que, diversas vezes, os profissionais tinham que fazer cotinha até para comprar café.

O médico mostrou-se indignado com os boatos criados em torno de sua saída, reafirmando que não será candidato a nada e, disse ter provas de tudo o que foi relatado, destacando que não tem interesse de expor tais situações e pessoas envolvidas a não ser que seja necessário.

Doutor Iran deixou claro que permanece à disposição para voltar ao município, desde que sejam oferecidas as devidas condições dignas de trabalho.

O programa com a entrevista na íntegra pode ser conferido no vídeo abaixo ou no seguinte link da página do Canal Mari Sem Censura: https://www.facebook.com/MariSemCensura/videos/2739857099636587/

 > A entrevista inicia por volta de 01h40min. de vídeo


Da Redação
Do SEM CENSURA PB



Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.