Ouça a matéria:

10 municípios paraibanos tiveram iluminação pública renovada pela Energisa Paraíba em 2019

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), nos últimos anos, a Energisa vem investindo na iluminação pública de municípios da Paraíba. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o PEE tem o objetivo principal de disseminar a cultura da redução do consumo de energia elétrica. No ano passado, a Energisa Paraíba fez um investimento na casa dos R$ 3,2 milhões na substituição de luminárias de ruas e praças de dez municípios do estado.

Com a troca de 2.427 luminárias não eficientes por de LED, que são mais duráveis e econômicas, foi gerada uma redução de consumo de energia de 2.278 MWH por ano. De acordo com a Energisa, essa economia é equivalente ao consumo elétrico anual de 15.710 residências. Sapé foi a primeira cidade do estado a receber o projeto em 2019. Lá, houve substituição de 156 luminárias ao custo de R$ 311 mil.

Boa Vista, Cajazeiras, Caraúbas, Congo, Coremas, Itaporanga, Monteiro, Princesa Isabel e Santa Rita foram os outros municípios contemplados pela iniciativa no ano passado. Um aspecto importante da renovação da iluminação pública é que ela contribui diretamente para a qualidade de vida da população, pois oferece mais conforto e tranquilidade para as pessoas circularem pelas cidades durante a noite, uma vez que elas ficam mais iluminadas.

Apesar da iluminação pública ser responsabilidade das prefeituras, a Energisa realiza esse trabalho com o intuito de contribuir com a preservação ambiental, a partir da diminuição do consumo elétrico. Dessa forma, indiretamente, a concessionária acaba também colaborando para que as contas de energia dos municípios fiquem mais baratas já que os gastos com iluminação pública passam a ser menores.


Da Redação
Com Paraíba rádio blog
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.