Ouça a matéria:

Em Mari, Sapé e Santa Rita: Cedmex vai descentralizar a distribuição de medicamentos especiais

O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), pertencente a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realizou, na manhã da última quarta-feira (20), uma capacitação para os profissionais dos municípios de Santa Rita, Sapé e Mari, com o intuito de implantar um projeto pioneiro no Estado, que visa à distribuição de medicamentos especiais dentro dos municípios. O treinamento, realizado no Cefor-RH, foi voltado para farmacêuticos e auxiliares de farmácia. A medida beneficia pacientes crônicos (asma grave, osteoporose, Hepatite C, entre outras), ou com enfermidades específicas que precisam de medicamentos de alto custo.

Com o novo procedimento do Cedmex os pacientes dos municípios participantes não precisarão se deslocar até João Pessoa para fazer a retirada de remédios. De acordo com o secretário de Saúde de Santa Rita, Luciano Carneiro, cerca de mil pacientes serão beneficiados com esta descentralização só em Santa Rita. “Esta iniciativa é importante porque os usuários do SUS não precisam mais sair de Santa Rita para receber sua medicação, que é cara e disponibilizada pelo Estado. Isto facilita a vida das pessoas que precisam dessa medicação e encontram dificuldades de vir até João Pessoa, seja financeira ou de locomoção”, ressaltou o secretário, que realizou a assinatura do convênio no início da capacitação.

O Cedmex atente toda a parte de medicamentos especializados, na maioria deles específicos para doenças crônicas cujo paciente já se encontra debilitado. De acordo com a presidente do Centro Especializado, Gilcelia Menezes, descentralizar a dispensa destes medicamentos vai trazer também mais agilidade para os pacientes e um tratamento mais completo. “A proposta é que esse medicamento chegue mais rápido. Esse formato fortalece o tratamento destes usuários, visto que a rede de Atenção Primária acompanha esses pacientes em tratamento e promove o apoio no cuidado e monitoramento”, finalizou a diretora.

A capacitação foi direcionada aos representantes dos municípios e explicou sobre os tipos de medicamentos e as competências do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretarias de Saúde Municipais. Além disso, foi explicado o acesso aos medicamentos de alto custo e o controle de distribuição. O Cedmex funciona em João Pessoa na Av. Maximiano de Figueiredo 453, Centro. Telefone: 3218-5900.


Da Redação
com SECOM/Governo da Paraíba
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.