Ouça a matéria:

Casos confirmados de sarampo aumentam na Paraíba

Marcelo Camargo/Agência BrasilA Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta sexta-feira (27), boletim epidemiológico atualizando os números dos casos de sarampo.

De acordo com os novos dados, a Paraíba conta com um total de 166 notificações, das quais 8 foram confirmadas (4 em João Pessoa, 1 em Barra de São Miguel, 1 em Bayeux, 1 em Santa Rita e 1 em Santa Cecília), 60 foram descartadas e 98 seguem em investigação. A recomendação é de que sejam vacinadas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos.

Dos 98 casos que seguem em investigação na Paraíba, 46 amostras tiveram o resultado da primeira análise de IGM com resultado reagente.

Sendo os municípios de João Pessoa (16 amostras), Campina Grande (6 amostras), Bayeux (4 amostras), Santa Rita (3 amostras) e Gurinhém (3 amostras) os que apresentam maior quantitativo.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, não se pode descuidar da cobertura vacinal, por esta ser a única forma de prevenção.

“O objetivo é manter um alto nível de imunidade na população reduzindo a possibilidade da ocorrência da doença”, enfatiza a gestora.

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior.

É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidos, que pode levar a morte.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, os gestores municipais precisam estar vigilantes e intensificar as estratégias de vacinação.

“Os gestores municipais precisam intensificar a busca ativa na população para imunizar pessoas não vacinadas com a tríplice viral, principalmente aqueles municípios que não alcançaram a meta de 95% de cobertura”, ressalta o secretário.

O Estado da Paraíba, até o momento, encontra-se com 89,51% de cobertura vacinal. No ano de 2018 o Estado da Paraíba atingiu 95,77% de cobertura vacinal contra o sarampo.

A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

É considerado caso suspeito de sarampo todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular (manchas vermelhas), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que seja feita a notificação imediata, dentro de 24 horas; bloqueio oportuno nas 72 horas de conhecimento da notificação, coleta da primeira amostra – Soro 1 (S1) no primeiro contato com o paciente e realizar a investigação epidemiológica.

Estratégia Nacional – Com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no País, uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada de forma seletiva e em duas etapas.

A primeira compreende o período de 7 a 25 de outubro, com o Dia D em 19 de outubro, sendo o público-alvo: crianças de seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Já a segunda etapa será entre os dias 18 e 30 de novembro (Dia D), na qual o público – alvo será a população adulta de 20 a 29 anos de idade.

Estes dois públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência de doença nos surtos registrados em 2019.

Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice ou da tetravalente, não precisa receber outra dose da vacina.

Só será necessária a vacinação nas faixas indicadas, quando não houver a comprovação via caderneta de vacinação.

O documento é pessoal e deve ser guardado por toda a vida. Profissionais de saúde independentemente da idade: administrar 2 (duas) doses, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Considerar vacinada a pessoa que comprovar duas doses de vacina dupla viral ou tríplice viral.


Da Redação
com Secom/PB
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.