Ouça a matéria:

Prefeitura de Sapé prepara vasta programação para celebrar os 129 anos do nascimento do poeta Augusto dos Anjos


A prefeitura de Sapé através da SEDCET - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, preparou uma vasta programação (de 17 a 20 de abril) para celebrar o aniversário de nascimento de Augusto dos Anjos, no Memorial deste poeta, localizada na comunidade Usina Santa Helena.

Para o evento que contará com apresentações musicais, declamações, mesa redonda, lançamentos de obras literárias, entre outras expressões culturais, a SEDCET formulou convite e folder constando toda a programação, a conferir abaixo:



Sobre o poeta

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em Engenho Pau D'Arco, na Paraíba, em 20 de abril de 1884. Cursou Direito em Recife, mas não seguiu a carreira do pai: vivia de lecionar Língua Portuguesa em seu estado e, posteriormente, no Rio de Janeiro, para onde se transferiu em 1910 com sua esposa, Ester Fialho. Na capital federal, trabalhou na Escola Normal, no Ginásio Nacional e depois no Colégio Pedro II sem, contudo, conseguir efetivação como professor.

Em 1911, com a morte de seu primeiro filho, viveu a primeira grande tragédia de sua vida pessoal. Em 1913, mudou-se para Leopoldina, em Minas Gerais, onde também lecionou. Em 1912, foi publicado seu único livro, Eu, que, surgido em um momento de transição na Literatura Brasileira, apresentou características do parnasianismo e do simbolismo. Augusto dos Anjos faleceu aos 30 anos de idade, vítima de pneumonia, no dia 12 de novembro de 1914, na cidade de Leopoldina.



Da Redação
com o Interiorano
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.