Ouça a matéria:

Vigilância Sanitária ​autoriza, de forma emergencial, venda de álcool líquido 70% em farmácias e supermercados da Paraíba​​

Devido ao números de acidentes com o álcool líquido 70%, a venda era proibida (Foto: Reprodução)

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Angevisa) autorizou a venda de álcool 70% na forma liquida nas redes de farmácias e supermercados da Paraíba. A medida é emergencial e tem caráter temporário. A decisão foi publicada em Diário Oficial. A comercialização do produto, havia sido liberada em caráter emergencial durante a pandemia, mas voltou a ser proibida na quarta-feira passada (16).

De acordo com a nota técnica publicada pela Angevisa, o produto tem eficácia comprovada contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (que é o caso do vírus da H1N1 e da Covid-19), microbactérias e fungos sendo utilizado como desinfetante e antisséptico.

A produção do álcool deve ser realizada por empresas regulares sujeitas a fiscalização do órgão seguindo regras de produção de identificação no rótulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado a venda na última quinta-feira (17), desde que esteja devidamente regularizados na agência.  Devido ao grande números de acidentes que ocorriam com o álcool líquido 70%, a venda era proibida pela Anvisa desde 2002. A Anvisa reitera que o produto deve ser manipulado e utilizado com cuidado e ficar fora do alcance das crianças.








Da Redação
com Mônica Melo
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.