Tribunal suspenderá expediente durante os jogos (Foto: Click PB) |
A seleção brasileira entra em campo pela primeira vez na Copa do Mundo, no Catar, no dia 24, próxima quinta-feira, às 16h, contra a Sérvia, em Doha. Depois, no dia 28, segunda-feira, enfrentará a Suíça, às 13h. O último jogo do Brasil, na fase de grupo, será contra Camarões, no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 16h.
Faltando uma semana para o primeiro jogo, muitas repartições públicas e comércio não definiram ainda como será o funcionamento e o atendimento ao público nos dias de jogo. Para a iniciativa privada, pela legislação não é prevista folga nos dias das partidas, mas empregadores e funcionários podem negociar diretamente uma folga para ver os jogos. Veja quem já definiu o expediente:
Servidores federais
Ficou definido que em dias de partidas do Brasil que comecem às 13h, o expediente poderá terminar às 11h. Será um caso da fase de grupos, dia 28 de novembro, uma segunda-feira, quando o time de Tite enfrenta a Suíça. Para os confrontos que terão início às 16h, os trabalhadores poderão deixar seus postos às 14h — casos de 24 de novembro, uma quinta-feira, quando a seleção estreia contra a Sérvia e de 2 de dezembro, uma sexta-feira, quando a equipe encerra sua participação no Grupo G frente Camarões.
Ministério da Economia
Nos dias em que os jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022 forem realizados às 12h (horário de Brasília) não haverá expediente; nas partidas iniciadas às 13h, o expediente será encerrado às 11h. Nos jogos que comecem às 16h, os servidores trabalharão até as 14h. As regras, publicadas no Diário Oficial da União
Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB)
A Portaria Nº 234/2022 define que o MPT-PB terá horário especial de expediente e atendimento ao público nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol for jogar na Copa do Mundo 2022. O primeiro jogo da Seleção Brasileira está marcado para o próximo dia 24 de novembro, às 16h. Nesse dia, o MPT funcionará das 7h às 14h30. O expediente será das 7h às 10h30, quando o jogo da Seleção Brasileira começar às 12h. Nos dias em que a partida estiver marcada para às 13h, o horário de trabalho será das 7h às 11h30. Já quando a Seleção Brasileira for entrar em campo às 16h, o expediente no MPT-PB será das 7h às 14h30.
Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba
De acordo com o horário especial, quando a partida de futebol iniciar às 12h, o expediente será das 7h às 10h30. Nos dias em que o jogo estiver marcado para às 13h, o horário de trabalho será das 7h às 11h30. Já quando a seleção brasileira for jogar às 16h, o expediente do TRT-13 será das 7h às 14h30. Caso os horários previstos para a realização das partidas sofram alteração, os expedientes poderão ser revistos.
Bancos
A modificação nos expedientes foi informada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) seguindo Circular n.º 3.897, emitida pelo Banco Central do Brasil . Na primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil terá jogos nos dias 24 e 28 de outubro e 2 de dezembro. Estas primeiras partidas estão agendadas para 16h e 13h. Nos casos em que as partidas acontecem às 13h, como será no dia 28 de outubro, as agências irão funcionar das 8h30 às 11h30. Já quando as partidas acontecem às 16h, como é nos dias 24 de outubro e 2 de dezembro, o horário do expediente será das 9h às 14h. Caso a Seleção Brasileira passe de fase e tenha alguma partida no horário de meio dia, o expediente nas agências bancárias será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)
O expediente suspenso duas horas antes dos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo 2022.
Supermercados
A maioria vai funcionar normalmente.
Catar 2022
Na primeira fase do torneio, o Brasil jogará contra as seleções da Sérvia no dia 24 (quinta-feira), às 16h, dia 28 (segunda-feira) diante da Suíça, às 13h, e, por último, contra Camarões, também às 16h. As partidas ocorrerão sempre no horário de Brasília. Caso avance as fases seguintes da competição, o horário das atividades encerrarão duas horas antes do início de cada partida.
Da Redação
com Mônica Melo