Ouça a matéria:

Prefeitura de Sapé realiza mutirão de exames para mulheres em alusão ao Outubro Rosa


A Prefeitura de Sapé realizou nessa terça-feira (18) um mutirão com serviços de ultrassonografia de mama, mamografia, exame transvaginal, citológico, além da vacinação para mulheres. A ação aconteceu em alusão à campanha do ‘Outubro Rosa’ na Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e atendeu cerca de 400 mulheres.


A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e atendeu mulheres encaminhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Também foi ministrada palestra educativa além de atendimento com nutricionista e educador físico. 

Titular da pasta, Franci Araújo destaca a importância de promover o cuidado com a mulher e trazer conscientização sobre o autocuidado e medidas simples que podem salvar vidas. “Buscamos trazer exames que contemplam a saúde da mulher como um todo, e também munir essas mulheres de informação, para que se cuidem e saibam identificar sinais que algo que precisa de atenção, pontuou.
 

A diretora da Policlínica, Letícia Nascimento, ressaltou o compromisso da gestão municipal em acompanhar as mulheres sapeenses na prevenção do câncer de mama. “Estamos trazendo o cuidado bem como o combate ao câncer de mama. A ação vem demonstrar a importância da prevenção e mostrar que Sapé tem lugar para fazer a prevenção. A Policlínica oferece consultas com a mastologista duas vezes por mês, além das mamografias” afirmou. 

Além da programação, voltada exclusivamente para o “Outubro Rosa”, a Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa oferece todo mês cerca de 100 exames de mamografia por meio da unidade móvel de saúde. Para ter o acesso ao exame de mamografias, basta procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar a requisição do exame e comparecer no dia previamente estabelecido. 

O evento de terça tem como objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, além de desmistificar conceitos em relação à doença. 

Câncer de mama – De acordo com o Ministério da Saúde, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi de 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, onde se registrou 12,64 e 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, respectivamente.



Fonte: Secretaria de Comunicação de Sapé/Assessoria de Imprensa
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.