Ouça a matéria:

Mais de 1,5 mil crianças foram vítimas de violência entre 2021 e 2022 na PB

A cada 12 horas pelo menos uma criança ou adolescente é vítima de abuso ou exploração na PB. (Foto: Reprodução/Internet)

O Governo do Estado da Paraíba registrou mais de 1,5 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre 2021 e 2022. Os dados, obtidos são do relatório do Disque 123, que é um canal de denúncias coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). As informações são referentes ao período de janeiro de 2021 a agosto deste ano.

De acordo com o documento, neste período, foram registradas 1.582 denúncias de violações de direitos de menores de idade. Em outras palavras, o dado revela que a cada 12 horas pelo menos uma criança ou adolescente é vítima de abuso ou exploração na Paraíba.

Um caso dessa natureza aconteceu nesta terça-feira (13), em João Pessoa, com a prisão de uma mãe suspeita de colocar um ovo quente na mão da filha, de cinco anos, como forma de castigo. O caso aconteceu no bairro Colinas do Sul.

Denuncie

A coordenadora do Disque 123, Raianne Maria, conversou com o Portal T5 e reforçou a importância de denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes.

“Os dados de abuso e exploração de crianças e adolescentes na Paraíba, infelizmente, são crescentes. Por isso, é importante destacar que a população tem um canal para fazer a denúncia anônima e gratuita. E o Disque 123 é um canal que não somente recebe as denúncias, mas também monitora e acompanha esses casos”, disse ela.

Além do Disque 123, as denúncias também podem ser feitas através do “Disque 100” (da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal), do 190 (da Polícia Militar) e do 197 (da Polícia Civil).

Subnotificação

Apesar do número de denúncias feitas pelo Disque 123 ser expressivo, ele pode sofrer de subnotificação, afirma Raianne Maria. "Temos trabalhado com ações que despertem nos adolescentes e na população esse olhar vigilante, para que eles possam identificar uma situação de violação e denunciar", completou.






Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.