A empresa ainda pode recorrer. (Foto: Reprodução) |
O Facebook terá que par multa de R$ 6,6 milhões pelo vazamento de dados de usuários brasileiros em 2018, segundo determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A empresa ainda pode recorrer.
Investigações iniciadas pela Senacon, no próprio ano de 2018, confirmaram o compartilhamento ilegal de dados quando os usuários instalavam um aplicativo de teste de personalidade, o This Is Your Digital Life. O escândalo de vazamento de dados 87 milhões mundo afora com a consultoria britânica de marketing político Cambridge Analytica, contratada para a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve proporções planetárias e manchou a imagem da rede social.
Segundo a Senacon, a multa chegou a ser cancelada pela secretaria em julho deste ano, por questões processuais, de modo a garantir a ampla defesa do Facebook, antes da decisão final.
No entanto, as alegações da empresa de que não haveria indícios de dados de brasileiros tenham sido transferidos para a empresa Cambridge Analytica não foram consideradas suficientes e a multa foi mantida.
A Senacon explica que, caso opte por não recorrer da decisão, o Facebook terá direito de redução de 25% no valor da multa.
Da Redação
com O Globo