Imagem do Primeiro Debate, realizado na TV Manaíra - Foto: Divulgação |
Realizado pela TV Maraíra na noite do último domingo (7), o primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba nas eleições deste ano foi marcado pela propagação de números e dados inconsistentes.
O candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) se utilizou de dados do ano de 2015, quando a Paraíba ocupava o 24° lugar no mapa da transparência da CGU, para atacar o governador João Azevêdo (PSB), que tenta a reeleição.
Em 2015, ano das informações divulgadas por Pedro, João ainda não era gestor do Estado. Em 2018, a Paraíba estava na 19ª colocação. A partir da gestão do socialista, no ano de 2019, o Estado subiu 13 posições desde que João foi eleito para governar Paraíba.
De acordo com nota divulgada pela PSB, “na Paraíba governada por João Azevêdo, o Estado deu um salto importante no quesito transparência pelas principais organizações públicas e do 3º setor. Segundo o ranking da transparência da CGU deste ano, a Paraíba é o segundo Estado mais bem avaliado do Nordeste e o sexto do Brasil”.
“A nota de 9,83 alcançada pela Paraíba leva em consideração aspectos como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas”, completa a nota.
Veja indicadores:
Um outro estudo da ONG Transparência Internacional divulgado neste ano mostra que a Paraíba também conseguiu desempenho considerado bom pela entidade, conseguindo a terceira posição do Nordeste (atrás apenas do Ceará e Pernambuco) e 11° no Brasil (na frente de São Paulo) no Índice de Transparência e Governança Pública da Transparência Internacional de 2022.
No encerramento do debate da TV Maraíba, João Azevêdo pregou uma campanha limpa e propositiva, onde a verdade prevaleça. “Verdade acima de tudo! Isso vai trazer respeito para todos nós”, pontuou o candidato à reeleição
Veja ranking:
Do ParaíbaJá