O processo para se tornar motorista ou motoqueiro está mais ágil a partir de agora, na Paraíba. Anteriormente, candidatos que concluíam o curso de formação de condutores em autoescolas credenciadas, precisavam agendar as provas teóricas na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, mas, após o Detran-PB publicar, nessa segunda-feira (22) uma portaria alterando a realização dos exames de legislação, os 80 centros de formação espalhados no Estado, já podem aplicar os testes.
''Antigamente os candidatos se dirigiam até a sede do Detran, o que ocasionava até mesmo uma aglomeração de pessoas, além de provocar inúmeras dificuldades para aqueles alunos que moram em municípios sem uma sede do órgão para realizar as provas técnicas-teóricas. Agora, 80 autoescolas no Estado já estão capacitadas; por exemplo, se alguém concluir o curso ontem, então já podemos fazer o agendamento; o usuário é quem vai dizer o horário do exame que pode ser de segunda-feira à sexta-feira, a partir das 8h''; antecipou o presidente do Sindicato das autoescolas da Paraíba, Claudionor Fernandes.
Ainda de acordo com o Detran-PB, as provas serão remotas, mas monitoradas e fiscalizadas pelo órgão. O exame será acessado após autenticação biométrica por reconhecimento facial do candidato. Para isso, os Centros de Formação de Condutores instalaram o sistema eletrônico específico para aplicação desses exames, desenvolvido por empresas também credenciadas junto ao órgão.
Da Redação
com Detran-PB