Ouça a matéria:

PERIGO: A cada três horas, uma pessoa é hospitalizada por ataque de escorpião em João Pessoa

Dados são de atendimentos no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), de janeiro a junho de 2022. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Em períodos de chuva, é comum o aparecimento de animais peçonhentos, como serpente, aranha, escorpião, lagarta e abelha. Com isso, há um aumento de casos de ataques por esses bichos em algumas épocas do ano. De janeiro a junho de 2022, por dia, mais de sete pessoas deram entrada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por acidentes desta natureza.

Nos seis primeiros meses deste ano, foram 1.311 vítimas atendidas na unidade por ataques de serpente, aranha, escorpião, lagarta, abelha e outros bichos não identificados pelos pacientes. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

De acordo com o hospital universitário, 95% dos atendimentos foram por causa de picadas de escorpião. Na unidade de saúde, a cada três horas, mais de seis pessoas foram atendidas vítimas de acidentes com esses animais em 2022.

Os casos foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia/Unidade de Vigilância e Saúde do HULW-UFPB/Ebserh.

Vale dizer que em caso de acidente com animais peçonhentos o paciente deve procurar o Hospital Universitário de João Pessoa, que é referência nesses casos e possui a guarda dos soros específicos.






Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.