Ouça a matéria:

Municípios da região de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço organizam 3ª Semana das Ligas Camponesas

A 3ª Semana das Ligas Camponesas é uma ação pedagógica coletiva do Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular – GEMSEP, organizada em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Sapé e cidades circunvizinhas.

Anualmente, esses órgãos públicos, junto com demais colaboradores que têm o apoio de estudantes, professores, gestores da educação, associações e organizações camponesas das áreas da reforma agrária, comunidades tradicionais, movimentos sociais e culturais, organizações não governamentais e também governamentais, se unem com o objetivo de fomentar a memória dos mártires das lutas camponesas na região de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço.

É importante ressaltar que a história das Ligas Camponesas deve ser vista de forma territorializada com o intuito de alimentar o sentimento e a consciência coletiva, pois um povo sem memória é um povo sem história.

“Também nesta semana queremos trazer o olhar formativo contínuo para estudantes, professores e toda sociedade da luta e história do povo camponês”, ressalta o secretário municipal de Educação de Sapé, Marcone Pessoa.

A inclusão da “Semana das Ligas Camponesas” é uma proposta de iniciativa histórica, ideológica, política e social, para os quatros municípios localizados geograficamente na área de Várzea do Agropastoril do Baixo Rio Paraíba e Brejo paraibano, para incorporar no seu calendário educativo essa temática, com o intuito de trabalhar as ações pedagógicas no currículo das escolas rurais e urbanas de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço, como conteúdo da Educação para a Democracia.

Agora em 2022, estaremos trazendo como eixo temático a serem vivenciadas no chão das escolas as seguintes pautas:

EIXO 1 – SIMBOLISMO NAS LIGAS CAMPONESAS
EIXO 2 – ROMARIA DAS LIGAS: A EDUCAÇÃO NA TRILHA DA LIBERDADE
EIXO 3 – RESISTÊNCIA DOS MÁRTIRES DA TERRA
EIXO 4 – 60 ANOS DO ASSASSINATO DE JOÃO PEDRO TEIXEIRA

As programações do dia 25 (tarde) e do dia 26 (noite) serão transmitidos através do nosso canal do YouTube.

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDCET-Sapé)

Destaque para a participação das professoras eméritas da UFPB, Lúcia Guerra e Rosa Godoy.

 



Fonte: Blog do Giovanni Meirelles

Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.