![]() |
O paciente procurou a UPA Oceania ao apresentar lesões na pele e sintomas característicos da doença (Foto: Reprodução) |
O segundo caso suspeito de varíola do macaco em João Pessoa foi notificado na manhã desta sexta-feira (29) e está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com informações, o homem de 25 anos de idade, passa bem e não precisou de internação.
O paciente procurou a UPA Oceania ao apresentar lesões na pele e sintomas característicos da doença. Na tarde desta quinta-feira (28), foi feita a investigação domiciliar e a equipe responsável realizou as coletas necessárias para a análise laboratorial, estas amostras foram enviadas ao LACEN estadual, para que sejam repassadas ao laboratório oficial, responsável por confirmar ou descartar o caso.
A Saúde de João Pessoa monitora o caso que segue em investigação até que haja o resultado final dos exames. O paciente foi orientado a seguir em isolamento até não apresentar mais nenhum sintoma.
Apesar da nova suspeita, João Pessoa e a Paraíba seguem sem casos confirmados de varíola dos macacos, ou Monkeypox. Ainda assim estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para prevenção e controle desta doença, estabelecendo fluxos de atendimento, criando protocolos preventivos e capacitando as equipes.
Ainda nesta sexta-feira (29) foi confirmada a primeira morte decorrente de varíola dos macacos no Brasil. O paciente era um homem com baixa imunidade e teve seu óbito registrado em Uberlândia, Minas Gerais.
Até esta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal:
- São Paulo (744)
- Rio de Janeiro (117)
- Minas Gerais (44)
- Paraná (19)
- Distrito Federal (15)
- Goiás (13)
- Bahia (5)
- Ceará (4)
- Santa Catarina (4)
- Rio Grande do Sul (3)
- Pernambuco (3)
- Rio Grande do Norte (2)
- Espírito Santo (2)
- Tocantins (1)
- Mato Grosso do Sul (1)
- Acre (1)
Da Redação
com Camila Bezerra