Ouça a matéria:

Em cidades diferentes: Três pessoas dão entrada no Trauma de Campina Grande após picadas de jararacas

Jararaca é a maior causadora de acidentes com cobras no país (Foto: Instituto Butantan)

Três pacientes, vítimas de picadas de cobra, estão internados na Área Vermelha do Hospital de Trauma de Campina Grande. As vítimas deram entrada no local na última quarta-feira (27) e seguem internados com quadro clínico estável. Os três foram picados por jararacas.

As vítimas são duas mulheres, uma de 20 anos da cidade de Remígio e outra de 48 anos da cidade de Piancó. A terceira vítima é um homem de 31 anos, da cidade São João do Tigre.

De acordo com a médica  Germinia Venâncio, os pacientes ainda estão na Área Vermelha, mas dois deles poderão ser levados para enfermaria ainda hoje. 

A medica alerta que quem for picado por cobra deve procurar ajuda médica imediatamente e se possível levar o animal para que seja confirmado o tipo da cobra.  "Temos muito caso de picadas de cobra nos últimos dias. Há uma lenda que no mês de agosto há um número maior de casos por ser época de procriação, mas nesse caso foi apenas coincidência", comentou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Jararaca é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.






Da Redação
com Monica Melo
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.