Ouça a matéria:

Após fiscalização, CRM-PB interdita eticamente USF em Caaporã (PB)


O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente o trabalho dos médicos da Unidade da Saúde da Família (USF) Piquete, no município de Caaporã, a 60 km de João Pessoa. Após fiscalização na última quarta-feira (27), o CRM-PB constatou que a unidade não possui as condições mínimas para o atendimento médico, faltando equipamentos básicos e apresentando falta de estrutura física.

Em maio do ano passado, a unidade foi interditada pelo CRM-PB por estar com ambientes insalubres, com mofo, infiltração e consultório médico funcionando na copa/cozinha da unidade. Na fiscalização realizada agora, foi verificado que a reforma ainda não foi concluída e que o atendimento médico continua sendo feito de forma improvisada, sem privacidade, mobília (mesa e armário) enferrujados, sem lavatório para as mãos e a cadeira para o médico foi adquirido pelo próprio profissional.

Além disso, no consultório médico faltam equipamentos básicos, como estetoscópio, negatoscópio, não há pia, sabonete líquido e papel toalha. Há uma outra sala identificada como consultório médico, mas sem mobília, sem condicionador de ar e sem estrutura para o atendimento. Havia ainda insulina armazenada na geladeira da copa, junto com alimentos.

A fiscalização também constatou que o setor de esterilização dos materiais está funcionando de forma inadequada e não dispõe de expurgo. Há inconformidades no fluxo de entrada e saída, no fluxo de materiais e no fluxo de funcionários.

“Mais uma vez, infelizmente, confirmamos a falta de condições de atendimento na USF. Não há privacidade para o ato médico, nem equipamentos mínimos para um atendimento digno aos pacientes. Por isso, tivemos que realizar a interdição ética do trabalho médico, até que as inconformidades encontradas sejam sanadas”, explicou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.








Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.