Ouça a matéria:

Em denúncia, Walber Virgolino divulga vídeo de mulher enterrando própria avó em cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros

Mulher enterra própria avó em cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros (Foto: Reprodução)

Um vídeo divulgado na manhã desta quarta-feira (27) pelo deputado estadual Walber Virgolino (PL) mostra a denúncia de uma mulher que filma parentes enterrando a sua avó em um cemitério público de Santa Rita por falta de coveiros. Nas imagens, a mulher lamenta a situação e cobra explicações da gestão municipal.

"A gente que está tendo que fazer o enterro da minha avó porque não tem quem faça. Isso é uma vergonha e desmoralização, prefeito. Cadê o dinheiro? Coloca aí. Eles [coveiros] precisam e a gente também precisa deles. Esse é o fim de todo mundo, inclusive o seu. Todos nós vamos passar por esse processo", disse.

Veja o vídeo da denúncia:


O parlamentar informou que já solicitou informações à prefeitura via requerimento e afirmou que vai encaminhar o caso ao Ministério Público para apuração, independente da resposta da gestão. A denúncia aponta que os coveiros da cidade não estariam fazendo o serviço por falta de pagamento.

"Eu tenho recebido algumas ações do povo de Santa Rita reclamando de vários assuntos. Mas, o que me chamou atenção foi uma ente de uma falecida que mandou o vídeo e pediu para cobrar do prefeito que, pelo menos, colocassem nos serviços do município os coveiros. Eles não têm coveiros, porque os mesmos se recusam a enterrar os corpos por não estarem recebendo", disse.

O que diz a prefeitura

Por meio de uma nota, a prefeitura negou que os cemitérios públicos do município estejam sem coveiros e afirmou que a queixa vem de um grupo de profissionais que foram contratados por excepcional interesse público em 2020, cujos contratos expiraram em dezembro de 2021. De acordo com a gestão, esse grupo já foi substituído e "os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente".

Leia a nota:
A Prefeitura de Santa Rita rechaça, categoricamente, a informação de que há atrasos de pagamentos dos servidores públicos. 

A folha funcional é paga rigorosamente dentro do mês trabalhado – um compromisso firmado e honrado pela administração municipal desde 2017, quando a atual gestão assumiu e, com muito trabalho e dedicação, colocou todos os salários em dia, encerrando um ciclo histórico de atrasos e desrespeito ao servidor público. 

Os salários dos aposentados, pensionistas e servidores têm sido pagos inclusive de forma antecipada,  reduzindo o calendário previsto. 

A queixa em curso, de que coveiros estariam sem acesso a seus salários, está circunscrita a um grupo de profissionais que havia sido contratado por excepcional interesse público em 2020 (conforme está previsto na Lei 1874/2018) e cujos contratos expiraram em dezembro do ano passado, sendo substituídos por novo grupo profissional. 

Ainda de acordo com a legislação, os contratos feitos por excepcional interesse público têm validade de dois anos, só podendo ser refeitos após um ano. 

A legislação foi concebida e é rigorosamente cumprida para que o acesso perene aos quadros da administração municipal seja feito através de sua janela democrática e republicana, que é o concurso público.  

Feitos estes esclarecimentos, a Prefeitura de Santa Rita informa a população que os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente, inclusive nos finais de semana, com profissionais disponíveis para a realização de sepultamentos.







Da Redação
com Rafael Andrade
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.