Ouça a matéria:

Secretaria de Saúde da Paraíba promove ações em alusão ao mês da mulher


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará uma série de atividades voltadas para o público feminino em março, para comemorar o mês dedicado às mulheres. O intuito é promover a capacitação contínua da rede a respeito de diversos temas como violência obstétrica, direitos sexuais reprodutivos, manejo clínico da lactação, higiene íntima, prevenção do câncer do colo do útero e pré-natal.

A programação contempla diversos setores da saúde como o Banco de Leite Anita Cabral, o Sistema de Saúde Prisional, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), a Escola de Saúde Pública (ESP), além da parceria com outras secretarias como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Sedh) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As atividades serão on-line, com webnários, curso de manejo clínico e oficinas realizadas em plataformas virtuais, e presenciais, sempre obedecendo aos protocolos sanitários.  As ações se iniciam no dia 1º de março e seguem até o fim do mês.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, as ações de saúde da mulher são realizadas e pensadas durante o ano inteiro, não apenas no mês de março. “Aproveitamos essa data para destacar a importância de planejar a saúde da mulher de forma contínua, chamando a atenção para os temas relativos à prevenção e cuidados integrais que vão desde a higiene pessoal, passando por exames de rotina até os casos que exigem atendimento especializado”, pontua.

A programação contempla ainda rodas de conversas sobre autocuidado e oferta de mamografia bilateral de rastreamento funcionárias da SES, além de ações voltadas para as reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras.

Programação:
  • Dia 01/03 – Atendimento médico, voltado para saúde íntima da mulher para reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras;
  • Dia 08/03 – Encontro on-line com as doadoras sobre “Saúde da mulher e alimentação”;
  • Dias 07, 08, 09 e 10/03 – Curso On-line de Manejo Clínico da Lactação para os Hospitais Amigo da Criança;
  • Dias 04, 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/03 – Realização de oficinas para implantação do instrumento para Estratificação de risco Gestacional na APS dos 223 municípios;
  • Dia 22/03 – Webinário sobre pré-natal odontológico;
  • Dia 31/03 – Webinário violência obstétrica/ Direitos sexuais e reprodutivos.





Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.