Ouça a matéria:

SAPÉ: Hospital Dr. Sá Andrade tem sistema de regulação interna que garantiu mais de três mil atendimentos


O serviço do Núcleo Interno de Regulação (NIR), implantado pela Prefeitura de Sapé, no Hospital Sá Andrade vem garantindo assistência a saúde da população no tempo oportuno, regulando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da identificação da necessidade de cada pessoa, são definidos o melhor local e a melhor data para o procedimento. Em um ano de implantação, a iniciativa já registrou 3.041 regulações.
 
“O NIR no hospital é indispensável e de extrema importância. Todo hospital de referência hoje tem um serviço desse, que temos hoje. Os hospitais que ainda não têm estão implantando. Em Sapé, a regulação é feita por enfermeiros que possuem um olhar clínico e juntamente com o médico realiza todo o processo. Essa foi mais uma ação desse governo que vem dando certo e garantindo um melhor atendimento à população”, destacou o secretário de Saúde, David Roberto.
 
O secretário explicou ainda que um núcleo de regulação beneficia os gestores de saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As informações geradas pelo sistema, segundo ele, norteiam ações estratégicas para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera.
 
Entre as funções do NIR no Sá Andrade estão: reitera vaga diariamente no sistema estadual; liga pro sistema; aciona o enfermeiro da transferência; aciona o motorista; envia ficha e documentos para o Sistema de Regulação (SISREG); liga pra os hospitais de referência; retira do SISREG pós óbito e após alta hospitalar; faz os agendamentos dos exames marcados dos pacientes internos; solicita exames em hospitais de referência caso necessário; envia e-mail diretamente via Núcleo Interno de Regulação (NIR); ver a disponibilidade de leitos no hospital; e faz a transferência setorial conforme necessidade.
 
Relatório Anual das Regulações:
Vagas de UTI cedida: 132
Vagas Clínicas: 75
Vagas Obstétricas: 515
 
Vagas para Avaliações:
Neurológicas, Oftalmológicas, Bucomaxilofacial: 787
Exames de Alta Complexidade autorizados para hospitais de referência: 141
Vagas Ortopédicas: 458
Vagas Cardiológicas 54
Vagas Pediátricas 296
Regulacões regionais cedidas para municípios vizinhos: 583
 
Total Geral Anual 2021 a 2022: 3.041 Regulações




Da Redação
com Assessoria
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.