Ouça a matéria:

Janela partidária: pelo menos 7 partidos vão perder e ficar sem representantes na AL da Paraíba; veja quais


O deputado estadual Taciano Diniz vai deixar o Avante para se filiar ao União Brasil nos próximos. Como todos os pares, aproveita a janela partidária aberta dia 03 de março e que fica assim até dia 01 de abril.

Taciano vai em busca de um partido com mais musculatura, fundo eleitoral e nomes que possam concorrer com muitos votos para gerar a famosa “calda”.

Com essa justificativa e com outras complementares, mais de 30% dos parlamentares da Assembleia Legislativa devem realizar trocas de legenda.

Até agora, com as confirmações e anúncios, as mudanças vão deixar pelo menos 7 partidos sem representantes do parlamento. Pode aumentar até o fim do mês. Alguns, que começaram a legislatura fortes, robustos e em crescimento, estão “definhando”.

As mudanças

Do PSL, que agora é União Brasil, vai sair Cabo Gilberto. O militar vai para o PL. Caminha para uma mudança também Moacir Rodrigues.

O Avante, que se fortaleceu depois de um trabalho estratégico do deputado Genival Matias (falecido),  deve perder Felipe Leitão, Tião Gomes e Júnior Araújo.

O Podemos caminha para ficar sem Edmilson Soares, Branco Mendes, João Gonçalves e Lindolfo Pires.

O Cidadania, que começou com todas as possibilidade do mundo, perde toda força com o retorno de João Azevêdo ao PSB. Érico Djan já foi para o MDB e Bosco Carneiro caminha para se filiar a outra legenda.

Tinham um e ficarão sem nada

Na lista tem ainda o PRTB, que perdeu o único nome, Eduardo Carneiro. Foi para o Pros.

O PSC perdeu Arnaldo Monteiro, que foi para o MDB.

O PC do B perdeu Inácio Falcão que foi para o PSB.

Movimento contrário

Em movimento contrário, algumas legendas se fortalecem ou recompõem seus quadros. A lista a gente só tem como trazer com mais precisão após o fim da janela. Mas, até agora, dá para registrar que o PSB vai manter alguns nomes, como Ricardo Barbosa, e deve se recompor, mesmo com a saída de 3 parlamentares. O PT se fortalece ganhando 3. O MDB perde um (Raniery Paulino), mas ganha outros dois.

Enfim, a gente segue acompanhando e até o fim do mês o novo cenário estará formado.






Da Redação
com Laerte Cerqueira e Angélica Nunes
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.