Ouça a matéria:

Especialista explica: Conheça detalhes do Transtorno de Acumulação


Certamente você conhece ou já ouviu histórias de pessoas que costumam acumular objetos. Quando esse hábito passa dos limites e torna ambientes insalubres é preciso ligar o sinal de alerta, pois se trata de uma psicopatologia – Transtorno de Acumulação (TA) -, conforme explicou a psicóloga do Sistema Hapvida, Ana Lúcia. “A acumulação faz com que as pessoas encham as suas moradias com objetos e, na maioria dos casos, o ambiente se torna insalubre devido à quantidade e à natureza dos artefatos”, explicou.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, revelou que 15% dos adultos mais velhos que sofrem de depressão acabam se tornando também acumuladores – esse percentual fica entre 2% e 5% entre os que não sofrem da doença. Depressão e acumulação impactam a mesma área do cérebro, responsável pela capacidade de organização e tomada de decisões.

O transtorno é caracterizado pela necessidade de coletar objetos, a dificuldade de se desfazer das posses e para organizar o ambiente em que mora, e também acumulação de objetos em todos os locais da casa, gerando desconforto para a família. Conforme explicou a especialista, o problema pode ter sido desenvolvido por possíveis quadros de depressão, ansiedade, angústia e perdas que tenham muita importância na vida dessas pessoas.

Tratamento – Já o tratamento, segundo a psicóloga, deve envolver o acumulador e o núcleo familiar, que também sofre com a desordem do ambiente. Ela destaca que o caminho para a cura é a terapia cognitivo-comportamental adaptada ao tratamento dos sintomas de acumulação, focando em ajudar a descartar itens e se abster de adquirir novos objetos. “Eu tive um paciente que acumulava tampinhas de refrigerante. Era uma quantidade enorme, que ele dizia que iria doar para trocar por cadeiras de rodas, o que nunca fez. Mas conseguimos que ele se desfizesse dos objetos”, relatou.

Diferença de colecionador – Ana Lúcia explica que existe uma diferença de colecionador (que tem a sua posse de maneira organizada e retém elas com muito cuidado, zelo e organização) para quem tem Transtorno Acumulativo, que neste caso acumula itens sem cuidado, amontoados pelos cômodos.







Da Redação
com maispb 
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.