Ouça a matéria:

Como a guerra na Ucrânia pode afetar a Paraíba? Especialista explica

Impactos econômicos da guerra da Ucrânia e Rússia (Foto: Reprodução/Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia)

A invasão da Ucrânia pela Rússia pode gerar impactos econômicos no Brasil e, por consequência, na Paraíba. Os efeitos do conflito podem ser sentidos no estado por pelo menos dois canais: alimentos e combustíveis.

Para entender como a guerra que acontece no Leste Europeu pode afetar os paraibanos, o Portal T5 conversou com o Moisés Pacelli, supervisor de Comércio Exterior em uma indústria avícola.

De modo geral, de acordo com ele, os efeitos da guerra na Paraíba são repercussões do mercado brasileiro. Isso porque, como o estado "não tem uma balança comercial ativa, no sentido de preservação de negócios diretos com a Rússia e com a Ucrânia, o impacto vai ser mais indiretamente”, afirmou ele.

Segundo Moisés, um reflexo que deve ser sentido mais rapidamente na Paraíba é o aumento nos preços dos combustíveis. Isso por causa do valor internacional do petróleo. Ele explica que, caso a Petrobras não consiga manter o valor cobrado pelo barril de petróleo, ela “vai repassar esse aumento da cotação internamente no Brasil”. Assim, o valor cobrado ao consumidor final deve ser reajustado e pesar no bolso.

COMIDA MAIS CARA

Outro efeito que pode ser percebido pelos paraibanos, a longo prazo, é o aumento nos gastos com alimentação. 

Hoje em dia, todas as economias das nações estão interligadas por meio do comércio internacional. Essa característica, apesar de positiva, acaba tornando um país dependente de outro com relação aos insumos para a produção de outros produtos. No caso do Brasil, esse vínculo é observado na importação de fertilizantes da Rússia, maior produtor mundial no setor.

Conforme Moisés, dois fatores podem influenciar no encarecimento dos alimentos, e um é o próprio valor do petróleo, já que muitos fertilizantes são derivados dele. “Quando esses fertilizantes aumentam o preço e o Brasil importa boa parte desses fertilizantes da Rússia, consequentemente os alimentos vão ficar mais caros na ponta”, explicou.

Outro motivo para um possível aumento nos alimentos é a quebra da cadeia de produção na Ucrânia. Isso porque, de acordo com Moisés Pacelli, os ucranianos são produtores de grãos, assim como o Brasil - especialmente de trigo e soja - e importantes exportadores de carnes suínas e de frango para a Europa. 

Com a produção afetada, a Ucrânia deixa de vender para os países europeus, que precisam buscar alternativas para comprar esses produtos. Uma das opções é o Brasil, que já exporta carne para a Europa e pode aumentar a quantidade de venda e, consequentemente, os preços.

Nesse cenário, Moisés afirma que prevalece a “lei da oferta e demanda”. Em outras palavras: quando a quantidade de mercadoria oferecida pelos vendedores começa a diminuir e a procura pelo produto aumenta, os preços ficam mais caros.

Vale lembrar que o aumento do petróleo também interfere no preço dos alimentos, através de fretes mais caros.

Rússia x Ucrânia

Militares russos iniciaram os ataques à Ucrânia por terra, ar e mar no último dia 24 de fevereiro. Após quase dez dias de guerra, autoridades ucranianas e russas firmaram um acordo para a criação de um corredor humanitário, acesso seguro para a retirada de civis de áreas de conflitos.






Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.