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Cliente Energisa na Paraíba pode informar consumo de luz por foto e enviar pelo WhatsApp

O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para a Gisa. (Foto: Walla Santos)

Você que acompanha sua conta de energia com frequência, em algum momento já deve ter passado pela situação da ‘fatura pela média’. Isso acontece quando há impedimento para a leitura do medidor, ou seja, situações como portão fechado, ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança. Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 meses.

Em 2021, a Energisa na Paraíba emitiu cerca de 20,7 milhões de contas de energia. Desse total, apenas 2,64% representam as contas faturadas com base na média do consumo diário do cliente. 

Para realizar a autoleitura por foto é muito simples: 1) em até três dias antes da data da leitura (informada na conta de energia) o cliente faz a foto do medidor. É importante ficar visível o número que aparece no visor; 2) em seguida é só enviar a foto para a Energisa, por meio da Gisa, que é a atendente virtual da concessionária. Para tanto, basta seguir o caminho: Gisa WhatsApp (83 99135-5540) > Digitar o termo “Autoleitura > Enviar foto com o número relativo ao consumo.

O serviço de autoleitura é oferecido pela Energisa desde 2020, após o início da pandemia do Coronavírus, com o propósito de evitar contato entre leituristas e clientes. Para tanto, os clientes precisavam informar os números do medidor, correndo o risco do envio incorreto. Já a autoleitura por foto é mais segura, ágil e assertiva.

Como funciona a autoleitura?

Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até três dias antes dessa data ou no próprio dia.

Passo a Passo

O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para a Gisa. Após o envio, a imagem é verificada pela inteligência artificial e, em seguida, devolvida para confirmação do cliente;

 Caso esteja, ainda, fora do prazo, a Gisa informará o período para fazer a autoleitura.







Da Redação
com Energisa
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