Ouça a matéria:

UFPB reabre inscrições de concurso público com vagas para o cargo de professor efetivo

O sorteio será realizado nesta quarta-feira (12), com início às 10h, no canal Progep/UFPB no YouTube. Após o sorteio, o edital retificado será publicado com um novo cronograma e as inscrições serão reabertas. (Foto: reprodução)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabrirá as inscrições do concurso público de Provas e Títulos para professor de Magistério Superior. Com a inclusão do Departamento de Engenharia de Alimentos, o concurso passa a ofertar 33 vagas, divididas entre o Campus I, em João Pessoa, e o Campus II, em Areia. As remunerações iniciais vão de R$ 3.980,21 a R$ 10.074,18.

O edital n.º 58/2021foi suspenso em 9 de novembro de 2021 para adequação à Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014, e Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, acerca da reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para Pessoas com Deficiência (PCDs).

No último dia 28, foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) e na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), uma chamada pública para o sorteio das vagas reservadas aos candidatos com deficiência e candidatos negros. O sorteio será realizado nesta quarta-feira (12), com início às 10h, no canal Progep/UFPB no YouTube. Após o sorteio, o edital retificado será publicado com um novo cronograma e as inscrições serão reabertas.

“No antigo documento, considerando a independência entre os concursos de cada Departamento, o percentual legal de reserva de vagas para cotistas era aplicado em cima do quantitativo de vagas oferecidas por área de conhecimento. De acordo com o entendimento contido no PARECER n. 00328/2021/DEPJUR/PFUFPB/PGF/AGU, no entanto, esta reserva  deve ser aplicada sobre o quantitativo total de vagas do edital. Então, nós suspendemos o concurso para adequação. No texto retificado, haverá reserva imediata de sete vagas para candidatos negros e de duas vagas para Pessoa com Deficiência”, explicou Lara Nóbrega, diretora da Divisão de Seleção e Provisão da UFPB.

As oportunidades são para os departamentos de Física, Sistemática e Ecologia, Ciências Sociais, Letras Estrangeiras e Modernas, Medicina Interna, Pediatria e Genética, Ciências das Religiões, Fundamentação da Educação, Habilitações Pedagógicas, Metodologia da Educação, Administração, Economia, Finanças e Contabilidade, Ciência da Informação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Morfologia, Nutrição, Comunicação, Música, Turismo e Hotelaria, Fitotecnia e Ciências Ambientais e Solos e Engenharia Rural.

Os candidatos interessados em desistir da inscrição e receber o ressarcimento do valor deverão encaminhar uma solicitação endereçada ao departamento responsável pelo concurso da área de interesse, por meio da Plataforma de Envio de Documentos Externos – Prede, e instruir o pedido com os documentos mencionados no comunicado da Progep.

As solicitações de ressarcimento deverão ser protocoladas com todos os documentos até o dia 28 de janeiro. Não serão aceitos pedidos de ressarcimento realizados após esta data, bem como a complementação documental fora do prazo fixado para a solicitação de ressarcimento.

Os concursos consistirão das seguintes etapas: I - Prova Escrita, com caráter eliminatório; II - Prova Didática, com caráter eliminatório; III - Prova de Plano de Trabalho, com caráter eliminatório exclusiva para a classe Adjunto A; IV - Exame de Títulos, com caráter classificatório.

O resultado final do concurso será homologado pelo Conselho de Centro, em data a ser definida. O prazo de validade é de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação dos resultados finais no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.





Da Redação
com Emmanuela Leite
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.