Ouça a matéria:

Sobrado: Sec. de Saúde realiza Ações alusivas ao 'Janeiro Roxo', mês de conscientização e combate à Hanseníase; veja fotos!

Na gestão do Prefeito Léo Martins, a Secretaria de Saúde tem realizado ações permanentes em prol da população sobradense.

A Prefeitura Municipal de Sobrado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (25) a Oficina de Combate à Hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo. O evento foi direcionado as Enfermeiras das Equipes Saúde da Família e fisioterapeutas, e foi mediado pela Técnica da Secretaria do Estado da Saúde Dra Jaiza Karla e Dr José Carlos, médico do Município de Sobrado.

Paralelo a outras ações que acontecem no mês de Janeiro a secretaria de saúde vem desenvolvendo ações de combate a Hanseníase, como a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a importância de identificar precocemente a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado. As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença. A infecção por hanseníase acomete pessoas de qualquer idade.

O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória. hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença. A infecção por hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. A hanseníase TEM CURA E TRATAMENTO!

Confira algumas fotos:

Da Redação
Do Portal SEM CENSURA PB
Com informações da Secretaria de Saúde/Sobrado-PB




Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.