Ouça a matéria:

Entenda a importância de usar protetor solar mesmo nos dias nublados ou à sombra


A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta e o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Com isso, a pele da população sofre devido aos efeitos dos raios – especialmente quem mora na região Nordeste. 

Segundo o dermatologista e oncologista cutâneo, Otávio Sérgio Lopes, médico cooperado da Unimed João Pessoa, os altos índices ultravioletas geram, ao longo da vida, agressões à pele. A orientação do especialista é utilizar protetor solar sempre, mesmo que não haja exposição direta ao sol.

“Os principais danos causados são o envelhecimento precoce e o aumento do risco de câncer de pele. O uso permanente do protetor solar gera grande benefício a longo prazo”, orienta.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol, porém alguns grupos têm maior risco. Pessoas com pele e olhos claros, sardas, e cabelos claros ou ruivos, bem como quem possui antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade de se bronzear e pintas precisam redobrar os cuidados.

“Pacientes que têm alto risco de desenvolver câncer de pele devem usar protetor todos os dias, com a ressalva de monitorar o nível de vitamina D3, pois quando ela baixa, traz problemas para os ossos e aumenta risco de cânceres internos”, alerta.

Raios UVA e UVB

A radiação UVB é mais intensa durante o verão, devido às altas temperaturas e é responsável pelas queimaduras avermelhadas na pele. Já a UVA penetra mais profundamente na pele, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar o protetor solar diariamente.

Otávio Sérgio Lopes orienta que é preciso utilizar proteção mesmo quando a exposição ao sol é indireta. “A radiação ultravioleta sofre reflexão das superfícies, quanto mais branca a superfície, maior o reflexo e pode causar danos à pele”, explica o médico.

Creme, gel ou spray, as apresentações do produto são muitas, porém segundo o dermatologista, todos são equivalentes na proteção e o veículo apenas serve para se adequar ao tipo de pele. Já quanto ao fator solar existem diferenças. “Quanto mais alta a proteção, mais duradouro será o bloqueio”, ressalta.

Confira outros cuidados para evitar danos à pele causados pela exposição ao sol:
  • Usar chapéus, camisetas e protetores solares
  • Evitar a exposição solar entre 10h e 16h
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão, com proteção contra radiação UVA e UVB, e fator solar (FPS) 30, no mínimo
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.





Da Redação
com correio
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.