Ouça a matéria:

Dez minutos de atividade física por dia pode salvar vidas de adultos, diz estudo

Praticar atividade física em casa é uma das formas de cuidar da saúde durante a pandemia (Foto: Marko Geber/GettyImages)

Você pode encontrar 10 minutos em seu dia para fazer uma atividade física? De acordo com um novo estudo, isso poderia salvar vidas.

Mais de 110.000 mortes poderiam ser evitadas a cada ano nos Estados Unido se adultos acima de 40 anos acrescentassem 10 minutos de atividade física diária, de impacto moderado a vigoroso, às suas rotinas normais, diz um estudo publicado na segunda-feira (24) na revista JAMA Internal Medicine.

Um aumento de 20 a 30 minutos poderia salvar ainda mais vidas, observou o estudo.

“Sabemos que o exercício é bom para nós. Este estudo fornece evidências adicionais de benefícios a nível populacional: se todos os adultos nos Estados Unidos (acima de 40 anos) se exercitassem um pouco mais a cada dia, um grande número de mortes poderia ser evitado a cada ano”, disse por e-mail Pedro Saint-Maurice, o primeiro autor do estudo e epidemiologista do Instituto Nacional do Câncer.

O estudo utilizou dados que a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição registrou dos participantes com 6 ou mais anos de idade, entre 2003 e 2006. Os pesquisadores então analisaram os níveis de atividade de quase 5.000 participantes entre 40 e 85 anos e rastrearam as taxas de mortalidade até o final de 2015.

O método utilizado para conduzir o estudo foi rigoroso, disse Peter Katzmarzyk, professor de obesidade pediátrica e diretor executivo associado de ciências da população e saúde pública no Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, da Universidade Estadual de Louisiana.

Embora o número de mortes prevenidas seja uma estimativa, “é uma abordagem válida, pois seria quase impossível conduzir um julgamento humano real para manipular os níveis de atividade das pessoas e observar resultados a longo prazo, tais como mortes”, disse Katzmarzyk, que não estava envolvido no estudo, por e-mail.

“Já relatamos anteriormente que mesmo um pouco de exercício pode resultar em benefícios para a saúde”, disse Saint-Maurice. “Este estudo não se concentra nos benefícios para os indivíduos, mas sim no nível da população. Podemos tornar nossa nação mais saudável, encorajando a todos a acrescentar 10 minutos de atividade ou mais a cada dia”.

Como completar seus 10 minutos

O exercício diário não é apenas para “ratos de academia”, comentou Dana Santas, colaboradora de fitness da CNN e treinadora de corpo e mente para atletas profissionais.

“Fazer dez minutos de exercício todos os dias é muito mais fácil do que as pessoas pensam. Considere a rapidez com que se passam dez minutos quando você navega pelas mídias sociais ou assiste a seu programa de TV favorito”, disse Santas em um e-mail. “Não é um grande investimento de tempo, mas pode proporcionar grandes benefícios à saúde”.

Andar ao ar livre ou em uma esteira é uma das melhores e mais fáceis maneiras de incorporar atividade física consistente em sua vida, disse Santas.

A ioga, tanto para praticantes quanto para não praticantes, é outra grande opção, com os benefícios adicionais de alívio do estresse e fácil acesso online a todos os níveis de instrução, acrescentou.

Outra atividade em casa com um baixo custo de entrada: exercícios de peso corporal.

Sem equipamento, é fácil fazer quatro rodadas de exercícios de três minutos de peso corporal, e você recebe dois minutos adicionais de benefícios.

A chave é encontrar uma sequência de movimentos que trabalhe moderadamente todo o corpo, equilibrando a força da parte superior do corpo, a força da parte inferior do corpo e o exercício cardiovascular, tais como 10 a 25 flexões, 25 a 40 agachamentos e um minuto de jogging no lugar, disse Santas.

E quando em dúvida, você sempre pode dançar.

Colocar algumas de suas músicas favoritas e se mexer sozinho em sua cozinha, ou reunir-se com a família e amigos na sala de estar, é um exercício que parece mais uma celebração.

São necessárias apenas três ou quatro músicas para atingir sua meta de 10 minutos, disse Santas, mas ninguém vai te culpar se você não puder parar por aí.

O exercício não precisa ser extenuante para ser eficaz, e intensificar um pouco sua rotina pode ter um grande impacto, disseram especialistas.

Nota importante: Se você sentir dor durante o exercício, pare imediatamente. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.






Da Redação
com CNN Brasil
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.