Ouça a matéria:

Excessos no fim de ano podem afetar a saúde; confira as dicas para manter o equilíbrio


As festividades de fim de ano são marcadas por mesas fartas, repletas de alimentos saborosos, porém muito calóricos. A nutricionista do Sistema Hapvida, em João Pessoa, Sonalle Carolina ressalta que o excesso no consumo de fritura, gordura, açúcar e carboidratos em curto espaço de tempo pode gerar consequências à saúde e orienta moderação na hora de comer e beber.

O exagero na ingestão dos alimentos pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos, gases, diarreia, azia, dor de cabeça, além de agravar situações já existentes, como o aumento da pressão arterial, glicose, sem contar o aumento do peso corporal.

“Os excessos tanto de comida quanto de bebida não fazem bem à saúde. É preciso entender que Natal tem todo ano, então as comidas que geralmente fazem parte das ceias de Natal e Ano Novo serão sempre as mesmas. Sendo assim, comer e beber com moderação é o melhor caminho quando se coloca a saúde em primeiro lugar”, destaca a nutricionista.

A especialista orienta evitar consumo de bebidas com açúcar, como caipirosca e caipirinha ou nesses casos pedir ou fazer o preparo com adoçante. Recomenda ainda evitar frituras já que está ingerindo bebida com açúcar, e preferir o consumo de proteínas.

“Já nas ceias é importante pensar no equilíbrio, ter o peru, chester, carne ou lombo, mas também ter uma salada, um salpicão light, ou seja, sem deixar de aproveitar as preparações desse momento, mas tudo com cautela”, orienta.




Da Redação
com PB Agora
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.