Ouça a matéria:

Cartão de vacinação completo e teste seriam medidas “prudentes” para entrada de viajantes no país, diz secretário de Saúde na Paraíba

Geraldo Medeiros defende cartão de vacinação completo e teste RT PCR para entrada no Brasil para controle contra o surgimento de variantes. (Foto: Walla Santos)

A quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados para entrada no Brasil não é bem vista pelas autoridades sanitárias. Para o secretário de Estado da Saúde na Paraíba, Geraldo Medeiros, as medidas mais prudentes nessa situação seriam a cobrança do cartão de vacinação completo e o teste RT-PCR com até 72 horas antes.

Essas medidas já foram adotadas em outros países, de acordo com o secretário. “Essas são medidas cautelares mais prudente desde que a entrada de pessoas não vacinadas em uma quarentena de cinco pode acarretar migração precoce da variante Ômicron para o País, além de promover contaminação sem ter o controle de toda essa população”, comentou.

Ainda de acordo com Medeiros, a falta de controle de entrada pode tornar o Brasil em um “reduto de não vacinados”, trazendo risco para pessoas que são mais fragilizadas e até aumento a ocupação de leitos nas unidades de saúde do País em decorrência da migração de pessoas não vacinadas. “É justamente essa população não vacinada que está evoluindo para casos graves e óbitos”, frisou.

A portaria interministerial com que exige e a quarentena para não vacinados entrarem no Brasil foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (09). Aqueles que vierem para o Brasil terão que apresentar o comprovante de vacinação com vacinas aprovadas pela Anvisa e OMS. Já quem não estiverem com a imunização concluída no prazo de 14 dias antes do embarque, fará a quarentena de cinco dias e deve informar o endereço onde vai ficar.





Da Redação
com Aline Martins
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.