Ouça a matéria:

Opera Paraíba contempla paraibanos de Itabaiana e outras cidades neste fim de semana


O senhor João de Sousa Neto, de 56 anos, morador da cidade de Itabaiana, sentia fortes dores provocadas por uma hérnia inguinal há quase um ano. Trabalhando como vaqueiro, os sintomas quase o fizeram parar de trabalhar.

“Eu sentia muitas dores, porque meu serviço é muito pesado, aí estava me incomodando muito”, contou. Com o retorno do programa Opera Paraíba ao Hospital Regional de Itabaiana, ele foi um dos beneficiados com a iniciativa.

Prestes a entrar no centro cirúrgico, o vaqueiro falou da expectativa. “Meu coração tá aqui a mil, mas graças a Deus, agora chegou a minha vez. Vou me cuidar pra voltar a trabalhar,” disse.

A agricultora Maria das Dores, de 36 anos, também foi uma das moradoras da cidade contemplada com a ação promovida pelo Governo do Estado. Na tarde deste sábado, ela fez cirurgia de vesícula, que a causava mal-estar já há alguns meses.

“Eu sentia muita, dor, mal-estar, vontade de vomitar, febre, mas só descobri o que era em fevereiro. Agora apareceu essa oportunidade de me operar, e estou muito feliz”, revelou a paciente.

De acordo com a enfermeira coordenadora do bloco cirúrgico, Elaine Gonçalves, as cirurgias do programa não interferiram nas atividades de rotina do hospital. “Além de beneficiar os moradores do município e mais 14 cidades da região com a realização dos procedimentos aqui no hospital, sem precisar ir para longe, o Opera Paraíba acontece somando aos serviços ofertados aqui. Não foi necessário modificar nossa rotina", explicou.

Fora Itabaiana, o Opera Paraíba também acontece, neste fim de semana, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, com um mutirão de 400 cirurgias de catarata.

Segundo o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, com a quantidade de cirurgias que vem sendo realizadas, a meta do programa de atingir 12 mil cirurgias até o final do ano deve ser antecipada.

“A previsão de zerar essa fila de espera de 12 mil paraibanos e paraibanas, desde o início do programa Opera Paraíba, provavelmente será antecipada. Até o final de novembro, nós teremos essa meta cumprida e continuamos com o programa, que tem 21 hospitais do estado realizando cirurgias”, enfatizou.





Da Redação
com Secom
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.