Ouça a matéria:

Maquiagem nos preços da Black Friday deve deixar consumidor em alerta para não ser enganado, diz secretário do Procon de João Pessoa


A dica já é velha, fazer uma pesquisa e consultar os valores com os históricos para saber se a compra possui desconto real ou não. Mas, mesmo com tantas formas de saber se o preço realmente está mais barato ou não, o consumidor ainda é vítima das tentações de promoções falsas. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, desta quinta-feira (18), o Secretário Executivo do Procon-JP, Rougger Guerra deu dicas para assegurar mais tranquilidade aos consumidores que estão em clima de Black Friday.

Para a compra segura durante a Black Friday, o secretário destacou que ficar de olho nos anúncios antecipando a promoção que acontece na próxima sexta-feira (26) é uma boa forma de garantir se haverá um desconto verdadeiro ou não no dia. 

"Todo final do mês de novembro em todo país, seja nas lojas físicas ou nas virtuais, existem as promoções, mas nem todos os produtos estão com descontos. A Black Friday se destaca por oferecer descontos, mas nem sempre isso ocorre. Então, os consumidores devem ficar atentos à chamada ‘maquiagem’ nos preços, em que aumentam os valores e no dia baixam para o valor real, não tendo desconto algum. Quem presta atenção nos preços anteriores à época da Black Friday, tem mais chance de saber se estará adquirindo um produto que sofreu mesmo redução no valor”, explicou. 

Na entrevista, Rougger Guerra destacou que o perigo dos produtos terem o preço elevado semanas antes do anúncio das promoções e depois serem reapresentados com um preço menor, configurando assim a não existência do desconto real, como é chamada a maquiagem nos preços é um cenário que precisa de atenção. 

"Tem que ficar transparente para o consumidor os valores reais. Se houve a publicidade enganosa pode reclamar ao Procon-JP que a empresa será punida e o negócio pode ser até desfeito. Mas nem todos os produtos das lojas entram nos preços promocionais da Black Friday. Então, se o produto está na loja, mas não tem anuncio de Black Friday não entra nessa regra", destacou. 

Para dúvidas, o consumidor pode procurar o Procon-JP através do 0800 083 2015, do WhatsApp 83 9.8665-0179 (Procon-JP na sua mão) ou mesmo pelo Instagram @procon_jp. 






Da Redação
com Emmanuela Leite
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.