Ouça a matéria:

Covid em crianças: delta causa mais sintomas, mas não agrava casos, diz estudo


Um estudo preliminar realizado no Reino Unido aponta que a variante delta provocou um pouco mais de sintomas em crianças e adolescentes, sobretudo febre e dor de cabeça, mas não foi responsável por causar quadros mais graves de Covid-19. Tanto a infecção pela variante delta quanto por alfa foi marcada por curta duração e carga parecida de sintomas.

A pesquisa foi conduzida pelo mesmo grupo do do King’s College London que, no começo deste ano, concluiu que a variante alfa não gerou casos mais graves de Covid do que os provocados pelo “vírus original”, aquele identificado pela primeira vez em Wuhan.

Os novos dados sobre o impacto da delta foram publicados na quinta-feira (7) – ainda sem revisão por pares – no medRxiv, uma plataforma de pré-prints, prévias de estudos científicos que ainda aguardam publicação em revistas científicas.

Metodologia e apontamentos

Os pesquisadores fizeram a comparação entre dois grupos de crianças e adolescentes em idade escolar diagnosticadas com Covid-19: 694 infectados pela variante alfa entre o fim de dezembro de 2020 e o início de maio de 2021, e 706 infectados pela delta entre o final de maio e o início de julho.

As crianças infectadas pela delta tiveram um pouco mais de sintomas, sendo a dor de cabeça e a febre mais comuns.

Os sete sintomas prevalentes nos dois grupos (infectados com alfa e delta), segundo os pesquisadores, foram:
  • dor de cabeça
  • fadiga
  • febre
  • perda do olfato
  • espirros
  • corrimento nasal
  • dor de garganta
Para as crianças (5 a 11 anos) um sintoma que também foi mais relatado do que entre os adolescentes e a população em geral foi a dor na região dos olhos.

Os pesquisadores afirmam que a maioria dos sintomas teve duração igual ou inferior a dois dias.

Entretanto, nos dois grupos, poucas crianças precisaram ser hospitalizadas e longos períodos de doença foram incomuns. Nos dois grupos, metade das crianças ficou doente por não mais do que cinco dias.

“Nossos dados sugerem que as características clínicas da Covid-19 causada pela variante delta em crianças são amplamente semelhantes ao quadro provocado por outras variantes”, concluíram os pesquisadores.





Da Redação
com G1 
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.