Ouça a matéria:

Novas bandeiras do Plano Novo Normal começam a valer na PB com apenas duas cidades no “laranja”


Mesmo com a chegada da Variante Delta, a Paraíba mantém duas cidades com bandeira laranja e 142 têm taxa de transmissão acima de 1,0, segundo o último mapeamento por bandeiras, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES).  As novas bandeiras começam a valer a partir desta segunda-feira (6).

Apenas Cacimba de Areia e Santa Inês permanecem na bandeira laranja. As demais, 221, estão sob a bandeira amarela, com restrições mais brandas com relação à pandemia.

Na 33ª avaliação Plano Novo Normal, o cenário de cores é o mesmo da classificação anterior. No entanto, na nota técnica divulgada junto com a classificação, a Secretaria de Estado Saúde alerta para o crescimento da taxa de transmissibilidade do coronavírus nos municípios paraibanos.

De acordo com o documento, 142 cidades (64%) já estão com taxas (Rt) superiores a 1,0. Na quinzena anterior eram 113 municípios (51%). Há um mês esse mesmo índice só era visto em 76 cidades (34%). O levantamento leva em consideração a média móvel dos últimos 14 dias.

“A tendência de crescimento do número de municípios paraibanos com Rt acima de 1,0 mostra-se sustentada e, por óbvio, preocupa, em especial ao se considerar o fato de que o Brasil e a região Nordeste já assistirem à circulação comunitária da nova variante de atenção (Delta) do novo coronavírus”, alerta a nota técnica.

A nova avaliação do Plano Novo Normal a (PNN-PB), foi divulgada no último final de semana. O estado continua sem municípios na bandeira verde e vermelha, porém mesmo com a maioria das cidades na bandeira amarela, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é necessário continuar mantendo os cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

Os dados não apresentam muitas mudanças em relação à avaliação divulgada no começo do mês.

Na 31ª avaliação do Plano Novo Normal, o Estado contava com 221 municípios na bandeira amarela e duas cidades na bandeira laranja. Apenas Cacimba de Areia e Santa Inês seguiam na bandeira laranja. Já na 32ª avaliação do Plano 221, o cenário foi o mesmo.

O Plano Novo Normal PB tem o objetivo de criar estratégias de ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Plano é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. O reflexo do plano é traduzido nos decretos publicados pelo Estado e municípios.




Da Redação
com pbagora
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.