Ouça a matéria:

Ministério da Saúde reduz intervalo de aplicação da Pfizer para 21 dias

Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (18), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que está sendo estudado a viabilização de reduzir o intervalo da segunda dose da Pfizer para 21 dias, como prevê a bula do imunizante. 

Segundo ele, essa diminuição do intervalo entre as doses da vacina Pfizer deve ocorrer a partir de setembro, quando a população acima dos 18 anos terminar de receber a primeira dose da vacina.

"Conseguimos alterar o intervalo das doses da Pfizer. A bula autoriza 21 dias de intervalo, assim conseguiremos completar mais rapidamente. Estamos em uma situação epidemiológica mais tranquila. Não estamos comemorando, porque a média de mortes ainda é alta. Mas já tivemos números maiores. Mas, as políticas públicas estão melhorando a situação da pandemia", afirmou Queiroga.

O ministério deixou claro que a prioridade é terminar a imunização de adultos para depois vacinar adolescentes. "As doses não são para adolescentes. Como vou vacinar em um estado adolescentes e em outros estamos nos 30 anos? Temos de fazer a vacinação de maneira equânime", explicou o ministro.

O ministro afirmou que os estados que já terminaram a primeira dose da população acima dos 18 anos continuarão a receber imunizantes para a segunda dose, não para os adolescentes. "Naturalmente quem já vacinou a população com primeira dose, os estados vão continuar recebendo a vacinas para segunda dose. Não se pretende atrasar a vacinação de adolescentes com comorbidades. O que se pretende é garantir que os outros estados recebam as doses de maneira mais homogênea. Naturalmente em um país continental não terminaremos todos os estados juntos", disse Queiroga.

O ministro da Saúde foi claro que não tem como garantir a distribuição de mais doses para os estados e municípios que não seguem o PNI (Plano Nacional de Imunizações). "É fundamental que estados e municípios sigam as orientações do PNI, que tem experiência em campanhas de vacinação. Se cada estado ou município resolver sua própria regra, o Ministério não consegue entregar as vacinas com a tempestividade devida e isso atrasará com a nossa campanha de vacinação", ressaltou ele.

De acordo com o secretário-geral do Ministério, Rodrigo Moreira Cruz, no cenário mais otimista de chegada de vacinas, a antecipação da aplicação da segunda dose da Pfizer vai possibilitar que até o fim de outubro toda a população vacinável esteja completamente vacinada.

"Até final de setembro termina a vacinação de primeira dose de toda a população adulta, no cenário convencional. Em um cenário otimista de chegada de doses, até o fim do mês de outubro seria possível terminar a vacinação de toda a população adulta com as duas doses de vacinas", afirmou Moreira Cruz.





Da Redação
com Emmanuela Leite
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.